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Veganismo e a prática de esportes

Muitas pessoas acreditam que pessoas veganas ou até mesmo vegetarianas não podem ter um bom desempenho esportivo. Geralmente, essa crença está relacionada a falta de conhecimento. Porém, saiba que o número de atletas veganos e vegetarianos em diversas modalidades esportivas têm crescido significativamente nos últimos tempos. 

O principal fator para que isso seja possível é a adoção de uma alimentação equilibrada. É preciso alimentar-se de forma adequada com proteínas, carboidratos e gorduras de qualidade, em conjunto com vitaminas e minerais essenciais.

Nesse artigo, separamos as informações mais importantes para que você possa entender como atletas veganos podem ter um excelente desempenho esportivo e como você pode aplicar isso na sua vida. 

Alimentação Vegana

 

Hoje em dia já existem diversos estudos que comprovam que uma alimentação vegana pode ser nutricionalmente saudável, além de evitar diversas doenças. Podemos encontrar todos os nutrientes fundamentais para a o bom funcionamento do corpo em fontes vegetais. 

Porém, para que isso seja possível, é importante se informar muito bem quanto a quantidade de nutrientes presente nos alimentos e quais devem ser as principais fontes de cada nutriente. Dessa forma, o risco de não ingerir excessivamente ou insuficientemente algum nutriente é muito menor.

Importância das proteínas

 

Quando falamos de proteínas de origem vegetal, muitos alimentos possuem todos os aminoácidos essenciais, assim como os alimentos de origem animal. A proteína é fundamental para diversas funções metabólicas do organismo, inclusive o ganho e perda de massa muscular, fator importantíssimo para o bom desempenho esportivo.

Para que o ganho de músculos seja possível sem nenhum tipo de proteína animal, é importante consumir alimentos como: feijão, grão-de-bico, lentilha, soja e ervilha. Esses alimentos além de possuírem diversos benefícios para a saúde, são ricos em proteínas.

 

Importância dos carboidratos e gorduras

 

Durante atividades físicas, muita energia é gasta e por isso, é muito importante manter o consumo de carboidratos e gorduras em níveis adequados. Os carboidratos são essenciais para o equilíbrio da glicose no sangue e do estoque de energia nos músculos. O consumo adequado varia de acordo com diversos fatores, como o peso, altura e nível de atividade física.

Assim como os carboidratos, as gorduras são excelentes fontes de energia e seu consumo auxilia na recuperação muscular. Mas é claro que as gorduras devem ser consumidas de fontes saudáveis, como o abacate, nozes, amêndoas, castanhas e até mesmo no azeite de oliva.

Importância do ferro

O consumo adequado de ferro também é muito importante, tanto para evitar doenças como a anemia, quanto para prevenir a fadiga durante os exercícios.  As principais fontes vegetais desse nutriente são as frutas secas, folhas de cor verde-escura e cereais integrais. 

Uma dica para potencializar a absorção do ferro é sempre consumir alimentos ricos em vitamina C na mesma refeição, como a laranja e o limão.

Logo, uma alimentação saudável depende de diversos fatores e deve sempre ter como principal pilar o equilíbrio. Lembrando que para recomendações individuais é muito importante se consultar com um nutricionista. 

E aí, gostou das dicas sobre veganismo e a prática de esporte? Então, confira as nossas opções de refeições para veganos e vegetarianos.

 

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