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Qual a importância do Ômega-3?

Extremamente benéfico para o organismo, o Ômega 3 é um tipo de gordura boa que não é produzida naturalmente pelo organismo. As suas substâncias geram diversos ácidos, que por meio de diversos eventos metabólicos e reações do corpo humano, podem gerar diversos benefícios para a saúde.

Ele atua no organismo reduzindo inflamações, controlando os níveis de colesterol, prevenindo aterosclerose e protegendo o corpo de doenças cardiovasculares e cerebrais, melhorando a memória e a disposição. Além das suas fontes naturais na alimentação, o ômega-3 também pode ser consumido em cápsulas, que são vendidas em farmácias e lojas de suplementos de nutrição

Como consumir Ômega-3

Só é possível obtê-la por meio de alimentação e/ou suplementação. As principais fontes são os peixes e, dentre os principais, estão a cavala, salmão, atum, namorado, sardinha e camarão. Já as fontes vegetais são brócolis, rúcula, couve e espinafre e grãos como nozes, castanhas, chia e linhaça. 

No Brasil, prioriza-se muito mais o ômega 6, em relação ao 3, e este desequilíbrio pode causar diabetes, obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis e cardiovasculares. Para dosar a quantidade diária recomendada deve-se considerar as necessidades individuais. Além disso, pessoas alérgicas a peixes devem ter mais atenção no consumo.

Benefícios do Ômega-3

Um dos ácidos formados pelo Ômega-3, o EPA (ácido eicosapentaenoico) tem ação anti-inflamatória e os principais benefícios são auxiliar a saúde do coração e a circulação sanguínea. A substância também diminui o acumulo de plaquetas que “afinam’’ o sangue e reduzem a formação de coágulos que podem causar tromboses e AVC. Pelo efeito anti-inflamatório, o uso do EPA também é recomendado para ajudar na redução da celulite, da obesidade e da artrite. 

Já o DHA (ácido docosaexaenoico), também formado pelo Ômega-3 é considerado um ótimo alimento para o cérebro. Melhora os processos cognitivos, como o funcionamento da memória e da correta sinalização entre os neurônios, cognição e capacidade intelectual. Há estudos que também o relacionam com o impedimento da formação de substâncias deletérias para o cérebro e com o aumento da produção de substâncias anti-inflamatórias e neuroprotetoras. 

O Ômega 3, tem efeito protetor contra doenças neurodegenerativas como Alzheimer, Parkinson e Esclerose Lateral Amiotrófica e atua diretamente na retina. Além disso, especificamente para mulheres, melhora a TPM e é muito importante no desenvolvimento fetal.

Nós, da Lightchef oferecemos diversas opções de refeições balanceadas, confira!

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