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Principais motivos para evitar o açúcar branco

Você provavelmente já ouviu falar que o açúcar branco causa tanta dependência e malefícios quanto algumas drogas, principalmente a cocaína. Imagine um pó branco, extraído a partir de uma planta, refinado, criado pela indústria, vendido com a desculpa de deixar a vida melhor. Podemos estar falando tanto do açúcar, quanto da cocaína.

Muitas pessoas acham essa comparação exagerada, porém, não é. Assim como a cocaína, o açúcar causa dependência e causa desordens psicológicas. Quando você decide abandonar o açúcar, pode passar pelos mesmos sintomas da abstinência de drogas: irritabilidade, ansiedade, ânsia, insônia, depressão, mudanças bruscas de humor, sem contar a intensa sensação de necessidade de açúcar. O corpo implora para que você coma açúcar, sua mente pede por isso, pois você ficou viciado.

O açúcar proporciona, no cérebro, aquela sensação de felicidade e prazer, pois estimula a liberação de dopamina (hormônio estimulante responsável pela sensação de recompensa) mesmo quando ingerido constantemente. E é isso que faz muitas pessoas se viciarem em açúcar: quando estão tristes, nervosas, irritadas, cansadas, e mulheres na TPM, consomem alimentos cheios de açúcar para, com a liberação da dopamina, amortecerem os problemas e sentirem felicidade por alguns instantes.

Por isso, listamos os principais motivos para que você evite o consumo de açúcar branco.

Desequilíbrio ou deficiência de nutrientes

1. Atrapalha as relações minerais do seu corpo
2. Deficiência de cromo
3. Interfere na absorção de cálcio, magnésio e proteína
4. Aumenta os níveis de colesterol total, triglicerídeos e colesterol ruim
5. Reduz os níveis de colesterol bom
6. Diminui os níveis de vitamina E
7. O corpo transforma o açúcar em duas a cinco vezes mais gordura na corrente sanguínea em comparação ao amido

Mudanças comportamentais

8. Vício ou intoxicação, semelhante ao álcool
9. Rápido aumento de adrenalina, hiperatividade e ansiedade
10. Causa dificuldade de concentração, tontura e irritação nas crianças
11. Resulta em menor atividade nas crianças
12. Diminui a capacidade cognitiva e pode causar distúrbios de aprendizado que podem afetar as notas escolares das crianças
13. Aumenta o risco de comportamento antissocial
14. Queda de estabilidade emocional
15. Depressão
16. Alcoolismo

Maior risco de doenças

17. Alimenta as células cancerígenas
18. Pode provocar a morte de células
19. Aumenta os níveis de glicose em jejum 
20. Aumenta a pressão arterial sistólica
21. Aumento significativo na adesão plaquetária 
22. Causa a formação de pedras e cálculos renais
23. A rápida absorção de açúcar promove o consumo de alimentos em excesso
24. Obesidade
25. Reduz a sensibilidade à insulina, levando a níveis altos de insulina e, com o tempo, à diabetes
26. Hipoglicemia reativa
27. Dor de cabeça, inclusive enxaqueca
28. Tontura
29. Problemas no trato gastrointestinal
30. Alergias alimentares
31. Promove doenças degenerativas crônicas
32. Causa aterosclerose e doenças cardiovasculares
33. Causa catarata e miopia
34. Pode levar a doenças autoimunes, como artrite, asma e esclerose múltipla
35. Causa enfisema
36. Contribui para osteoporose
37. Contração de apendicite, hemorroidas e veias varicosas
38. Mal de Parkinson (as pessoas com esta doença têm alto consumo de açúcar)
39. Aumenta o risco de gota e mal de Alzheimer
40. Acidez na saliva, cáries e doenças periodontais
41. Gengivite

42. Estimula o desenvolvimento descontrolado de Candida Albicans (candidíase)
43. Toxemia na gravidez
44. Contribui para o eczema nas crianças
45. Piora os sintomas de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
46. Maior risco de pólio
47. Pode causar ataques epiléticos
48. Pode causar pressão alta em pessoas obesas
49. O consumo maior em unidades de tratamento intensivo pode provocar a morte

Deficiências corporais

50. Apresenta potencial para provocar processos metabólicos anormais em uma pessoa normal saudável
51. Supressão do sistema imunológico, aumentando o risco de contrair doenças contagiosas
52. Perda de elasticidade e função dos tecidos
53. Piora na visão
54. Envelhecimento prematuro
55. Aumenta os produtos finais de glicação avançada em que as moléculas de açúcar se ligam a proteínas e acabam danificando-as
56. Danos à estrutura do DNA
57. Pode interromper o oxigênio que vai para o cérebro através de alimentação intravenosa
58. Muda a estrutura das proteínas e causa uma alteração permanente das atuações da proteína no seu corpo
59. Alteração da estrutura de colágeno 
60. Envelhecimento da pele
61. Prejudica a homeostase fisiológica dos sistemas corporais
62. Reduz a capacidade de funcionamento das enzimas
63. Aumenta o tamanho do fígado fazendo com que as células hepáticas se dividam, aumentando a quantidade de gordura do fígado
64. Aumenta o tamanho dos rins e produz alterações patológicas
65. Danos pancreáticos
66. Aumento na retenção de fluidos corporais
67. Afeta a composição de eletrólitos urinários
68. Retarda a capacidade de funcionamento das glândulas suprarrenais
69. Compromete a parede dos vasos capilares
70. Tendões frágeis
71. Pode causar um aumento das ondas cerebrais delta, alfa e teta, podendo alterar a capacidade da mente de pensar claramente
72. Causa desequilíbrio hormonal
73. Aumenta os radicais livres e o estresse oxidativo
74. Causa uma forte queda na gravidez, com risco duas vezes maior de dar à luz um bebê pequeno para a idade gestacional
75. Desidratação entre recém-nascidos
76. Afeta a produção de dióxido de carbono quando fornecido a bebês

Portanto, é importante ter em mente de que por mais difícil que seja o processo de evitar ou até mesmo parar de consumir açúcar, esse processo vale a pena.

Nós, da Lightchef oferecemos diversas opções de refeições saborosas, saudáveis e equilibradas que auxiliam na promoção da saúde, confira!

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