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Os melhores alimentos termogênicos para incluir no seu cardápio!

O que são alimentos termogênicos?

A termogênese é um processo natural do corpo que regula a temperatura e faz com que seja possível produzir ou dispersar calor conforme a necessidade.
Toda a ação da termogênese no nosso organismo, depende de um gasto energético, o que irá favorecer e auxiliar no emagrecimento. Desse modo, toda substância que induz ao aumento do metabolismo processando um maior gasto energético, tem efeito termogênico. Logo, alimentos termogênicos, são alimentos que induzem um maior gasto energético.

Quais os benefícios dos alimentos termogênicos?

No tratamento da obesidade, o uso de alimentos termogênicos naturais tem sido utilizado como estratégia para a perda e manutenção de peso. Estudos referem que a sua utilização pode promover perda de cerca de 5 a 10% do peso corporal.

Quais alimentos fazem parte da lista de termogênicos?

Pimenta vermelha, mostarda, gengibre, vinagre de maçã, acelga, aspargos, couve, brócolis, laranja, kiwi, café, guaraná, chá verde, água gelada, linhaça, gorduras do coco e produtos derivados de chocolate.

O consumo de alimentos termogênicos antes da atividade física potencializa a queima de gordura?

Estudos realizados com a utilização do chá verde referem que o gasto energético é maior em quem consumiu a bebida e praticou exercícios do que a prática isolada.

Com que frequência deve-se consumir alimentos termogênicos para que sejam efetivos no emagrecimento?

A quantidade de cada alimento termogênico é individual e deve ser feita sob orientação de um nutricionista. Não existe consenso quanto à dose e ao modo de administração ideais da utilização do chá verde, por exemplo. Contudo, a American Dietetic Association sugere o consumo de 4-6 xícaras ao dia, a fim de obter os efeitos benéficos à saúde.

O exagero no consumo de alimentos termogênicos pode ser prejudicial à saúde?

Sim, o exagero pode levar ao surgimento de sintomas como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrintestinais. Hipertensos e indivíduos com problemas cardíacos devem se precaver mais, pois alguns podem piorar doenças que já existem.

Só o consumo dos alimentos termogênicos tem efeito positivo no organismo?

É importante aliar para o controle de peso o consumo de alimentos termogênicos a um plano alimentar equilibrado, a uma dieta hipocalórica orientada e a prática frequente de atividade física.

O óleo de coco também pode ser considerado um alimento termogênico?

O óleo de coco promove a perda de peso porque tem uma gordura chamada de triglicerídeo de cadeia média. Ela retarda o tempo de esvaziamento gástrico e proporciona maior sensação de saciedade. Assim, teoricamente, a quantidade de comida no prato tende a ser bem menor. Alguns especialistas apontam poucos benefícios na utilização dele e dizem que pode ser usado para ajudar a acumular gordura no corpo caso a ingestão calórica seja maior do que o gasto. Portanto, ao incorporar o consumo do mesmo ao dia a dia sem providenciar mudanças no restante do cardápio, além de não produzir o efeito esperado, pode fazer com que ganhe alguns quilinhos.

Quais os cuidados a serem tomados?

Em virtude dos fatos mencionados, o ideal é introduzir os alimentos termogênicos com o acompanhamento e a orientação de um profissional capacitado que determinará quais são mais indicados de acordo com as características do indivíduo.

Nós, da Light Chef, oferecemos diversas opções de refeições saborosas, saudáveis e equilibradas que auxiliam na reeducação alimentar e perda de peso, confira!

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