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O que é microbiota intestinal e como ela influencia na saúde?

O termo microbiota intestinal tem ficado muito famoso ultimamente, devido a diversas descobertas científicas. Dentre essas descobertas se destacam as funções da microbiota intestinal na imunidade e principalmente na função intestinal. Isso porque grande parte dos nutrientes que necessitamos no dia-a-dia para melhorarmos nossas defesas naturais não vem diretamente da comida, mas sim da síntese que diversas bactérias boas fazem com os alimentos que passam pelo intestino.

Os ácidos graxos de cadeia curta, por exemplo são obtidos através da metabolização das fibras, vitamina B12 e K. Além disso, o próprio intestino é responsável pela absorção de outros nutrientes e, se a microbiota está saudável, conseguimos aproveitar muito melhor diversas vitaminas e minerais essências para a saúde.
Propriedades da microbiota no corpo

O intestino, além de ter função digestiva, também possui neurônios, sendo chamado no meio da medicina de “segundo cérebro” e produz neurotransmissores como a serotonina, responsável pela sensação de bem-estar e comunicação entre o cérebro e intestino.

Além disso, a microbiota possui papel importante no controle dos níveis de colesterol e peso, sendo importante não só para o emagrecimento, mas também para a facilitação da absorção de gorduras e eliminação de toxinas dos alimentos. Logo, sinais como a diarreia e constipação são sinais de que algo no corpo está em desequilíbrio.

Nosso intestino possui uma quantidade muito grande de bactérias e fungos. Sendo grande parte delas consideradas “do bem” e uma outra parcela que pode ser considerada nociva para o intestino. Ambas têm seu papel e a diversidade da microbiota intestinal é o segredo para uma maior saúde.

Dicas de alimentos para equilibrar a microbiota

Alguns alimentos podem ser utilizados para equilibrar a microbiota, um dos principais alimentos são os leites fermentados, pois eles contêm grande quantidade de bacilos benéficos, renovando as bactérias e fungos intestinais. Porém, para que eles possuam melhor efeito é necessário acrescentar alimentos ricos em fibras, dentre eles se destacam os cereais integrais, verduras, frutas e oleaginosas.

Por outro lado, o sedentarismo, consumo excessivo de gorduras e álcool podem piorar a situação da colônia de bactérias intestinal.

Nós, da Lightchef nos preocupamos em elaborar um cardápio saboroso e saudável para a saúde intestinal, confira nossos pratos!

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