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O que é comida vegana e por onde começar?

O que é comida vegana e por onde começar?

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre os vegetarianos e sua alimentação. Mas e o veganismo, conhece e sabe como funciona?

A dieta vegana (ou veggie) não envolve nenhum alimento que tenha origem animal. Isso significa que ovos, leite, mel e carne – seja ela vermelha, peixe ou frango – não fazem parte do cardápio. É nesse ponto que a mesma se diferencia da vegetariana, pois essa última exclui as carnes das refeições, porém ainda mantém o ovos e leites.

O veganismo pode ser considerado um estilo de vida. Isso porque ele vai muito além da alimentação. Muitas pessoas adotam esse regime por se preocuparem com todo o tipo de exploração que os bichos sofrem, tendo em vista os processos a que eles são submetidos. Além disso, a saúde também é um importante fator, pois cortar o consumo dos mesmos também pode ser um hábito saudável.

Muitos produtos (tanto animais quanto produtos industrializados) levam agrotóxicos e/ou outras substâncias tóxicas que visam aumentar seu tempo de conservação, realçar o sabor, entre outras funções. As intenções podem ser boas para aprimorar os alimentos, porém isso pode se tornar um perigo para nossa saúde. Por isso, é sempre bom investir em uma alimentação saudável, não é mesmo?

Como começar? 

Muita calma nessa hora. Por ser um regime alimentar restritivo, é bom ficar atento para evitar a carência de nutrientes no organismo, como proteínas e ferro, propriedades essenciais para que o nosso corpo exerça as suas atividades com eficácia. Por isso, comece aos poucos para que não sinta tanta diferença ou indisposição. Aos poucos, inclua vegetais, frutas, grãos, alimentos de soja, integrais e outros em seu dia a dia.

Na alimentação, vale a pena investir em frutas cítricas. Isso porque elas são ricas em vitamina C, facilitando a absorção do ferro (um importante nutriente responsável pelo transporte de oxigênio no sangue) pelo organismo. Outro nutrientes, como cálcio, proteína, ômega 3, zinco, vitamina D e B12 também acabam sofrendo uma certa carência. Por isso, fique de olho para equilibrar a sua alimentação e procure outros alimentos que possam repor esses.

Quais alimentos são permitidos na dieta vegana?

Se depois de ler isso bateu aquele desespero, nós viemos te trazer boas notícias: veganos jamais passarão fome, pois existem muitas opções de ingredientes que podem ser combinados entre si, resultando em excelentes pratos e doces deliciosos.

A carne pode ser substituída pela de soja; o leite, pelo de soja; o pão, pela versão integral. Alimentos integrais são ótimos por garantirem, inclusive, a saciedade, impedindo que você dê aquelas famosas “beliscadas” ao longo do dia. Por isso, a dieta vegana também é vista com bons olhos para quem quer perder alguns quilinhos.

No cardápio vegano, você pode se jogar em legumes, vegetais, frutas, hortaliças, grãos e muito mais. E não pense que os pratos se tornam menos saborosos por não terem ingredientes de origem animal, pois as diferentes combinações entre os alimentos podem formar pratos nutritivos, saborosos e atrativos, principalmente se for utilizado temperos como cebola, alho, cebolinha, hortelã, manjericão, orégano, canela, salsa e curry.

Nós, da Lightchef oferecemos diversas opções de refeições veganas saborosas, saudáveis e equilibradas que auxiliam na promoção da saúde, confira!

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