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Motivos para comer Chia e Linhaça

A Chia é originária do México, onde as civilizações antigas já se beneficiavam de seus nutrientes. Suas sementes são bem pequenas, de cor marrom ou amarelada, lembrando o dourado, cheia de nutrientes como ácidos graxos, minerais, fibras e proteínas.

Entre os vários benefícios, os principais são:

  • Suas fibras ajudam a regular o trânsito intestinal, retirando toda sujeira e tratando a prisão de ventre.
  • Atua no controle do colesterol, diabetes, graças a suas fibras que controlam a glicemia.
  • Fortalece o sistema imune, por ser boa fonte de minerais e ômega 3.
  • Possui alto teor de ácidos graxos poli-insaturados essenciais, gorduras benéficas ao organismo, principalmente o ômega 3 (ácido graxo alfa-linolênico). Além disso, contém baixo índice glicêmico e é fonte natural de antioxidantes, como o ácido cafeico e ácido clorogênico.
  • Suas sementes são boa fonte proteica, graças a presença de grande quantidade de aminoácidos essenciais – aqueles que não são produzidos pelo nosso organismo – como a isoleucina, leucina, lisina, treonina e triptofano, por exemplo.

O sistema cardiovascular também é beneficiado, por conta do ômega 3, que nos protege contra AVCs, hipertensão e infarto. A fama que a chia tem de ajudar na perda de peso se dá porque, em contato com os sucos gástricos, transforma-se em gel, preenchendo a superfície estomacal, fazendo com que ocorra mais rapidamente a sensação de saciedade. 

Benefícios da Linhaça

Cheia de benefícios, essa semente originária da região da antiga Mesopotâmia, datada de 5 mil a.C., é benéfica ao sistema cardiovascular e intestino. Com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, alto teor de ômega 3, vitamina e minerais. 

Existem 2 tipos de linhaça: a marrom e a dourada. Em relação a nutrientes elas não se diferem muito, ambas possuem grandes quantidades de ácidos graxos (ômegas 3 e 6). As ligninas também merecem destaque, por sua semelhança com o estrógeno – hormônio ovariano – sendo chamadas de fitoestrógenos. Essa característica tem a ver com a possibilidade de auxiliar na proteção contra o câncer de mama e à saúde dos ossos.

Entre os seu diversos benefícios, os que mais se destacam são:

  • Auxílio na perda de peso, por conta de suas fibras que controlam a glicemia e evitam picos de insulina e acúmulo de gordura.
  • Aumento da sensação de saciedade, controlando o apetite.
  • Ajuda a controlar o colesterol, reduzindo o LDL e aumentando o HDL pela ação dos ácidos graxos (ômegas 3 e 6) e gordura poliinsaturada benéficas ao sistema cardiovascular. Com o LDL baixo, as possibilidades de infartos, AVCs e problemas de pressão arterial são reduzidas.
  • O trânsito intestinal também é melhorado com o consumo da linhaça. Suas fibras incentivam a renovação e o trabalho da microbiota, o que ajuda na absorção eficiente dos nutrientes.

A linhaça pode ser consumida em pratos quentes e frios, com saladas de frutas, como complemento de legumes cozidos ou da forma que a criatividade mandar. Lembrando que é importante consultar um nutricionista para ser auxiliado em relação a sua individualidade.

Nós, da Lightchef oferecemos diversas opções de refeições balanceadas, confira!

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