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Mindful Eating: aprenda a praticar a alimentação consciente

Nós falamos muito sobre alimentação consciente, sobre a importância de prestar atenção no que você come e escutar o seu corpo, para perceber se está com fome ou saciada. Mas, na prática, o que isso significa?

O conceito de alimentação consciente vem de algo mais abrangente, chamado Mindfulness, que, em português, pode ser traduzido como atenção plena. Trata-se de uma técnica em que se concentra no presente, com uma atitude aberta, de curiosidade e sem julgamentos, onde percebe o seu corpo, os seus pensamentos, as sensações, as ideias, as emoções e o ambiente a sua volta, aceitando-os, consequentemente, como são.

As técnicas, por sua vez, são usadas cada vez mais para melhorar a concentração, diminuir a ansiedade e aliviar o estresse.

Como praticar Mindfulness?

  • Contemplação

Sente-se de maneira confortável e escolha um objeto a sua frente. Pode ser a chama de uma vela, a folha em uma árvore ou um quadro. Fique quieta, olhando para o ponto por cerca de 5 minutos. Perceba detalhes, se ele muda com o movimento do vento, as suas cores e as texturas. Se sua mente “fugir” para outro pensamento, simplesmente retorne a atenção para o objeto.

  • Meditação em 1 minuto

Sente-se confortavelmente e feche os olhos. Perceba a sua respiração e, principalmente, o seu corpo. Fique nesse estado por um minuto apenas. Quando abrir os olhos, sinta a diferença de humor, o estado de atenção e o relaxamento.

As estratégias de Mindfulness são muito interessantes para melhorar o seu comportamento alimentar. Assim, se desenvolveu o Mindful Eating, também chamado de alimentação consciente, que traz inúmeros benefícios, entre eles a constatação de sinais de fome, a sensação de sentir mais o sabor dos alimentos, a potencialização de melhores escolhas alimentares e a diminuição do hábito de comer por motivos emocionais.

Como praticar uma alimentação consciente?

  • Percepção

Antes de dar a primeira mordida, pare, respire e observe o que comerá.

  • Mastigue devagar

O seu cérebro demora cerca de 20 minutos para receber a mensagem de que o corpo foi alimentado. Quando come com calma, percebe antes que está saciada. Se devora a comida, precisa de mais para se satisfazer

  • Descanse entre as garfadas

Apoie o talher na mesa entre uma garfada e outra para prestar atenção no alimento. Isso ajuda a sair do piloto automático quando nem percebe o que está comendo.

  • Use os 5 sentidos

Enquanto estiver mastigando, ouça os sons do ambiente. Perceba a cor e a aparência do alimento. Sinta o aroma e, então, saboreie ele, sentindo cada ingrediente na boca.

Quando adota uma alimentação consciente, sente mais prazer em comer e, consequentemente, come menos, pois percebe melhor quando está saciada. Experimente por uma semana e veja a diferença.

 

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