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Melhores alimentos para ativar sua memória e concentração

Você sabia que alguns alimentos são capazes de estimular funções importantes do nosso cérebro, como a memória e concentração? Nesse artigo vamos listar os principais alimentos que podem impulsionar as atividades mentais e melhorar o seu estilo de vida.

Sementes de abóbora

As sementes de abóbora, além de deliciosas e serem uma excelente forma de complementar saladas, são ricas em ácidos graxos e ômega-3, que atuam diretamente na síntese de células cerebrais e nervosas. Esses nutrientes auxiliam no tratamento e prevenção de doenças como o Alzheimer. Além disso, essas sementes são ricas em antioxidantes, que auxiliam em uma maior longevidade.

 

Brócolis 

O brócolis tem como principal benefício auxiliam na melhora da concentração e memória devido a sua alta concentração de vitamina K. Essa vitamina está presente em alimentos verde escuros, como espinafre e melhora diversas funções cerebrais, estimulando a cognição e ampliando a capacidade de raciocinar e aprender. Além disso, o brócolis é rico em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

 

Nozes

As nozes, assim como as sementes de abóbora possuem alta concentração de ômega-3 e desempenham papel importantíssimo na concentração. Porém, outra substância muito interessante das oleaginosas e principalmente das nozes é a vitamina E, que atua na prevenção da perda cognitiva. Preservando as células do cérebro contra o desgaste e perda funcional.

 

Cúrcuma

A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra, é uma raiz utilizada a muitos anos na medicina oriental. Geralmente ela é consumida em pó e pode ser acrescentada a chás e sucos, que além de potencializar o sabor, deixam a coloração mais intensa. A cúrcuma está diretamente ligada ao reparo de células e prevenção de doenças neurodegenerativas. Diversos estudos apontam o consumo de cúrcuma como principal fator para a limpeza das placas amiloides, que inflamam o cérebro e podem desencadear diversos transtornos.

Além disso, o consumo da cúrcuma estimula a dopamina e serotonina, hormônios que geram sensação de bem-estar, auxiliando no combate da depressão e ansiedade.

 

Broto de feijão

O broto de feijão também teve sua tradição construída a partir da tradição oriental, sendo uma excelente opção para quem quer potencializar as funções do cérebro. Rico em ácido fólico, o broto de feijão atua na regulação dos aminoácidos que trabalham na estabilização do sistema nervoso. Melhorando assim a capacidade mental. Também é rico em vitaminas K e C que são grandes aliados do cérebro.

Também possuem minerais e inositol, um nutriente que atua no estado de vigília e do intelecto, ajudando a preservar o cérebro contra o aparecimento de doenças mentais que alteram o humor e prejudicam a memória e concentração.

 

Além desses alimentos, existem muitos outros que podem auxiliar o bom funcionamento do sistema nervosos e principalmente que podem manter o seu corpo nutrido e funcional. Nós da Lightchef nos preocupamos em montar um cardápio balanceado, saboroso e saudável para todos os gostos, confira!

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