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Estratégias nutricionais para controlar a vontade de comer doce toda hora

Estratégias nutricionais para controlar a vontade de comer doce toda hora

Comer doce é uma delícia, porém, ter vontade de comer doces toda hora pode ser um alerta de uma vida desequilibrada!

Alguns pesquisadores constataram que a compulsão por doces pode ser considerada tão séria e tão forte quanto as drogas, o alcoolismo e o tabagismo.

Malefícios do consumo excessivo de doces

O excesso de açúcar, que é um carboidrato simples, possui diversos efeitos maléficos à nossa saúde. Ao ingerimos doces, nosso organismo eleva os níveis de glicose e estimula o pâncreas a produzir e liberar um hormônio, chamado insulina, que transforma a glicose em energia e em estoques de gordura, e consequentemente leva ao aumento de peso e, quando produzido em excesso, pode levar à resistência à insulina (pré-diabetes) e posteriormente ao diabetes tipo 2, além de outras doenças como doenças cardíacas, câncer, entre outras.

Antes de mais nada, você precisa saber se essa vontade é real ou se a vontade de doce vem como uma recompensa ou para aliviar sentimentos, como ansiedade ou estresse. Isso é mais comum do que você pensa.

Esse tipo de comportamento deve ser observado constantemente e se você perceber que na maioria das vezes, come doces por estar cansado ou triste ou ansioso, vale lembrar que isso não irá resolver seus problemas. Vale a pena procurar outra atividade que lhe dê prazer, como ler um livro, caminhar, brincar com o seu bichinho de estimação.

Outra questão é prestar atenção em como você encara o doce, se você o encara como algo extremamente proibido, as chances de você ter ou desenvolver uma compulsão são maiores, pois quase toda restrição alimentar tende a gerar um processo de compulsão.

Também mantenha em mente que com equilíbrio e moderação é possível comer eventualmente o que você quiser sem que isso prejudique seus resultados ou sua saúde. O importante é se alimentar de maneira consciente.

Como controlar a vontade de comer doce toda hora

Existem algumas dicas que podem ser seguidas a fim de melhorar sua relação com o consumo de açúcar, são:

  • Trocar os carboidratos simples por carboidratos complexos, como pão branco por integral, arroz branco por integral, cereais integrais. E aumentar o consumo de fibras da dieta também aumentando o consumo de legumes, verduras, frutas e cereais.
  • Tomar em média 2 litros de água por dia, pois o nosso organismo tende a confundir fome com sede.
  • Evitar o consumo de refrigerante e sucos, especialmente os industrializados, com açúcar.
  • Substituir os doces por alimentos adoçados naturalmente, como frutas, mel, melado, frutas secas.
  • Tomar cuidado ao substituir açúcar refinado por adoçantes artificiais. Vale lembrar que o adoçante artificial não ativa o nosso sistema de recompensa da mesma forma que o açúcar. Então, a vontade de comer doces se mantém. O mesmo acontece quando você tenta “enganar” a vontade de comer doce com outra coisa, como uma maçã ou um chiclete.
  • Ler o rótulo dos alimentos! Muitas vezes consumimos grande quantidade de açúcar sem perceber, pois, o açúcar pode estar “escondido” em determinados alimentos.
  • Preferir comer um docinho logo após o almoço ou jantar, pois você estará mais saciado e conseguirá controlar melhor as porções.
  • Escolher um açúcar mais saudável, como mascavo, demerara ou açúcar de coco para o uso diário. 

Com pequenas mudanças, você conseguirá facilmente reeducar seu paladar!

Nós, da Lightchef oferecemos diversas opções de refeições saborosas, saudáveis e equilibradas que auxiliam na reeducação alimentar, confira!

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