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Dieta Low Carb, como funciona?

Dieta Low Carb, como funciona?

O que significa Low Carb? Em sua tradução literal significa “baixo carboidrato”. Porém, mais que um nome, trata-se de um conceito alimentar que propõe a redução do consumo de carboidratos e aumento da proporção de gordura.

É fundamental esclarecer que de nada adianta seguir uma dieta “low carb” tendo como base produtos industrializados. O conceito low carb não cabe num produto rotulado. Pelo contrário: o que ele estabelece é a exclusão de refinados, processados e os “ados” derivados da Indústria fazem parte deste conceito low carb.

Com isso pode-se compreender que uma dieta baixa em carboidratos restringe alimentos açucarados e amidos como massas ou pão. Em vez disso, prioriza alimentos reais – incluindo proteínas, gorduras naturais e legumes.

Principais benefícios relacionados a dieta Low Carb

  • Previne diabetes: Como este tipo de dieta propõe ingerir apenas carboidratos com índice glicêmico baixo ou moderado, ele pode ajudar a prevenir o diabetes tipo 2. Isto porque ao ingerir carboidratos de índice glicêmico alto, ocorre um aumento do nível de glicose no sangue e consequentemente o de insulina. Quanto mais insulina no organismo, mais ele se torna resistente a ela e é necessária maiores quantidades deste hormônio para transportar a mesma quantia de glicose, aumentando o risco do quadro de resistência à insulina que pode evoluir para o diabetes tipo 2
  • Proporciona saciedade: As melhores fontes de carboidratos são aquelas que também possuem fibras, como o pão e o arroz integral. A substância prolonga o tempo que o alimento fica no estômago e quando chega no intestino diminui a velocidade de absorção de glicose e assim não há picos de insulina. Desta forma as fibras proporcionam saciedade
  • Auxilia na perda de peso: Os carboidratos podem ser aliados na perda de peso quando consumidos de forma correta. É importante optar pelas versões com índice glicêmico baixo ou moderado, pois, como já foi mencionado, elas contribuem para a queima do estoque de gordura do corpo.

Principais malefícios relacionados a dieta Low Carb

O carboidrato é um dos elementos que determinam a presença de água dentro de nossas células. Portanto, quando o nutriente está em falta, o líquido vai embora. Por isso, as pessoas acham que a variação do peso vem da eliminação de gordura. Mas, na realidade, elas só perderam água. De acordo com diversos experimentos, nesse bolo a massa magra também vai para o espaço. E os músculos são justamente nossos maiores aliados quando o assunto é queimar gordura corporal. Além disso, a maioria dos estudos que existem na atualidade acompanharam os pacientes por apenas alguns meses, logo, não existe uma segurança garantida em relação a seguir esse estilo de dieta a longo prazo. Portanto, é altamente contraindicado consultar o vizinho ou a internet na hora de montar o cardápio. Há quem interprete, por exemplo, que tudo bem comer, dia após dia, bacon, picanha, salsicha e frango com pele frita na banha de porco. Lembre-se: os impactos negativos vão além do peso.

Ao carregar a mão na gordura animal, por exemplo, as consequências não são nada agradáveis. Esse hábito pode chegar a dobrar o colesterol total, a triplicar o colesterol LDL e a reduzir pela metade o HDL. Caso tenha se perdido nas siglas, a gente explica: enquanto o colesterol LDL deposita gordura nas artérias, o HDL a tira de circulação. Entendeu o enrosco?

Por isso, procure sempre um nutricionista para que ele possa recomendar uma dieta de forma individualizada para você.

 Nós, da Lightchef oferecemos diversas opções de refeições saborosas, saudáveis e que se encaixam no estilo de alimentação low carb, confira!

 

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