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Dicas para sair do sedentarismo

O sedentarismo caracteriza-se pela adoção de um estilo de vida em que não se pratica exercício físico regularmente e em que se permanece muito tempo sentado, levando ao aumento do risco de ter obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. Para sair do sedentarismo é necessário alterar alguns hábitos no estilo de vida, mesmo durante as horas de trabalho e se possível dedicar algum tempo à prática de exercício físico. 

Porém, saiba que não é preciso começar pegando pesado, é preciso respeitar os limites de cada organismo no processo de reversão de um quadro sedentário para um novo, mais ativo.

Segundo pesquisa divulgada pelo IBGE, é alto o índice de brasileiros que apresentam um comportamento sedentário. Verificou-se que 76% com idade de 15 anos ou mais não praticaram esporte durante o período pesquisado. O principal motivo apresentado: falta de tempo (38,2%), seguido de falta de interesse (35%), problemas de saúde ou idade (19%) entre outros.

Os benefícios de se praticar exercício físico são inúmeros, já que previne e auxilia no tratamento de doenças, melhora a qualidade de vida e ainda auxilia na manutenção de um corpo saudável. Se você ainda não adotou este hábito, está mais que na hora de repensar sua rotina e ressignificar a forma como trata o próprio organismo.

Como ter uma vida mais ativa

Para se convencer de vez, é preciso compreender o potencial da prática de exercícios está além da estética, trata-se de qualidade de vida, de prevenção de doenças, de melhora em condições como obesidade, diabetes e tantas outras.

Por isso, se você quer sair do sedentarismo e ter uma vida mais ativa, algumas dicas são muito importantes:

1- Procure auxílio profissional para uma completa avaliação do seu estado atual. Ele traçará seu perfil, podendo indicar os melhores tipos de exercícios a você. Esse profissional pode ser um médico ou um nutricionista.

2- Motive-se traçando metas realistas. Nada de querer perder 20kgs em um mês! Lembrem-se: atividade física é um projeto de vida. Crie metas pequenas para se manter sempre motivado. Por exemplo, perder 1kg a cada 2 ou 3 semanas.

3- Tente caminhar mais. A modernização e facilidade de acesso a meios de transporte fez com que muitas pessoas adotassem um estilo de vida mais sedentário, porém, você pode mudar essa situação. Seja descendo um ponto antes do destino ou deixando o carro em casa para trajetos curtos, movimente-se!

4- Prefira utilizar as escadas, sempre que possível. Sabe aquele momento em que você está com pressa e mesmo assim fica parado na escada rolante a caminho do trabalho? Lembre-se de que existe uma escada logo ao lado, que além de poder te levar mais rapidamente ao seu destino, te tirará do sedentarismo.

5- Escolha uma atividade física que seja prazerosa a você! Se você não acha musculação divertido, assim como qualquer outra atividade física, não se culpe e nem se force. Para que você possa ter um estilo de vida mais ativo, é importante fazer uma atividade física que te proporcione prazer. Por isso, teste diversas modalidades, até encontrar a sua.

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