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Conheça os principais tipos de arroz e escolha o melhor aliado para a sua dieta!

O arroz é um alimento que é consumido por todas as classes sociais e povos nas mais diferentes preparações. Ele é ingerido na maior parte do tempo com leguminosas, como o feijão, tornando esta mistura uma fonte proteica de alto valor biológico.

Além disso, o arroz sem glúten, que pode ser degustado por celíacos (indivíduos que apresentam intolerância a alimentos à base de trigo, centeio, cevada e aveia), apresenta alta digestibilidade e dificilmente provoca alergias.

É possível encontrar no mercado diversas variedades de arroz: branco, integral, vermelho, arbório, basmati, cateto, jasmim, preto, selvagem e parboilizado. Mas você sabe qual é a diferença entre eles?

  • Arroz branco/polido é o mais famoso no Brasil. Porém, dentre todos, é o menos nutritivo, pois, ao passar pelo processo de refino, ele infelizmente perde boa parte das fibras e vitaminas.
  • Arroz Integral preserva a película e o gérmen, onde estão as fibras, as vitaminas e os minerais, que ajudam no bom funcionamento do intestino e no controle do colesterol.
  • Arroz parboilizado possui elevado valor nutricional, pois sofre um processo de cozimento dentro da casca, preservando os nutrientes e as fibras.
  • Arroz preto apresenta textura firme, sabor exótico e aroma diferenciado. É rico em compostos antioxidantes, vitaminas E e do complexo B, além de proteínas e fibras.
  • Arroz vermelho é parcialmente polido. Ou seja, ele retém a maior parte dos nutrientes e a sua composição tem grande destaque pelo alto teor de ferro e zinco.
  • Arroz arbório é rico em amido e sais minerais. Pobre em gorduras, pode ser preparado de várias maneiras e permite diversificar a alimentação.
  • Arroz selvagem é o mais caro de todos e o que tem a melhor composição nutricional. Possui alto teor de fibras e proteínas. Além disso, carrega consigo bastante ferro.
  • Arroz cateto, também conhecido como arroz japonês, tem grãos curtos com grande quantidade de amido, o que confere ao mesmo uma textura mais macia e cremosa após o preparo.
  • Arroz basmati vem do Paquistão e da Índia. Os seus grãos são de qualidade superior e ficam bem soltos após o cozimento.

Esses são os principais tipos e suas distinções. Contudo, existem muitos outros que são típicos de certas regiões e bastante difíceis de encontrar em nosso país. Ficou com vontade de experimentar algum? Nos conte quais são os seus preferidos!

Nós, da Light Chef, oferecemos diversas opções de refeições saborosas, saudáveis e equilibradas que auxiliam na reeducação alimentar e perda de peso, confira!

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