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Como preparar chás corretamente

Como preparar chás corretamente

 

O preparo e o consumo de chás ganham cada vez mais popularidade. Existem chás para tudo! Cada erva possui uma ação, forma de preparo, dosagem, indicação e meridiano que atua.

Por isso, nesse artigo vamos abordar a forma correta de preparar chás, aproveitando todos os nutrientes e benefícios.

 

O que é e como fazer uma infusão

Infusões e decocções são extratos de ervas à base de água, comumente, chamados de chás. As infusões, geralmente, são feitas com plantas delicadas ou aromáticas e são preparadas despejando-se água (quente ou fria) sobre uma planta medicinal e deixando descansar por um determinado tempo.

Para realizar a infusão quente, despeje água fervente sobre uma ou mais ervas e deixe descansar em um recipiente fechado por 3 a 30 minutos. O período é determinado pelo tipo de planta e qual composto está buscando extrair. Pétalas de flores, por exemplo, necessitam de pouquíssimo tempo (aproximadamente 3 minutos). Já raízes como o gengibre e a canela em pau necessitam de um tempo maior. 

A infusão fria é menos comum, mas tem seu valor, principalmente quando os compostos são sensíveis ao calor, como é o caso dos glicosídeos cianogênicos, presentes no caroço do damasco, por exemplo. Neste caso, o ideal seria moer os caroços e acrescentá-los ao final da decocção.

Na decocção, a erva é “cozida” em água durante um determinado período, preferencialmente em um recipiente de cerâmica, vidro ou aço inoxidável. Via de regra, após levantar fervura, desligue o fogo e deixe as ervas descansarem por 20-50 min. Esse método deve ser aplicado em plantas mais rígidas ou em partes delas como as raízes e os caules. Ex: gengibre, cascas de frutas, canela em pau, entre outros.

Benefícios de consumir chá

Dependendo da folha usada na infusão, a bebida pode oferecer nutrientes que ajudam no bom funcionamento do organismo em diversas funções variando o tipo de efeito e podendo a mesma planta ter mais de um efeito positivo para saúde.

Consumidos quente ou frio, os chás trazem mais do que um momento de prazer. Eles podem acalmar, estimular, ajudar na retenção de líquidos, no intestino, na melhora da função gastrointestinal, no controle da glicose e reduzir colesterol. 

Quer algumas ideias de combinações?

  • Chá branco + Canela: estimula metabolismo e pode ajudar a controlar os níveis de glicose.
  • Capim Cidreira + Camomila: efeito calmante e relaxante.
  • Hibiscus + Limão: ajuda no emagrecimento.
  • Cavalinha + Gengibre: efeito diurético.
  • Chá de anis estrelado + cravo: reduz a vontade de doces.
  • Chá branco + canela em pau: ajuda na gordura abdominal.
  • Passiflora incarnata (maracujá): efeito ansiolítico e calmante semelhante aos benzoadizepínicos.
  • Erva de São João: potencial efeito ansiolítico e antidepressivo.

 

Lembrando que essas são apenas algumas ideias para que você possa introduzir o consumo de chás no seu dia-a-dia. Procure sempre um nutricionista para auxiliar nas suas escolhas e prescrições.

Nós, da Lightchef oferecemos diversas opções de refeições saborosas, saudáveis e equilibradas que auxiliam na promoção da saúde, confira!

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