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Como montar um prato vegano

Cada vez mais pessoas estão se tornando vegetarianos e veganos e por isso, saber montar um prato que atenda todos os nutrientes necessários para uma boa saúde, é indispensável.  O prato deve ser completo, saboroso e nutritivo. Nesse artigo vamos citar as principais dicas de como montar um prato vegano saudável.

Confira! 

Folhas

Apesar de muitas pessoas acreditarem que folhas não possuem muitos nutrientes, elas são ricas em fibras, ajudam no controle da saciedade e saúde estomacal. Devido ao alto teor de fibras, as folhas auxiliam no controle do colesterol, glicemia e triglicerídeos, sendo útil na prevenção de diversas doenças. 

Para potencializar todos esses benefícios, é interessante misturar diferentes tipos de folhas. Por exemplo: alface, espinafre, rúcula, couve e acelga. 

Legumes

Mesmo as folhas sendo muito importantes para uma alimentação saudável, mais ingredientes são necessários para deixar um prato completo, como os legumes.

Uma dica simples para saber quais legumes adicionar na refeição é: quanto mais colorido o prato ficar, melhor. Colorir o prato é muito importante, afinal, cada alimento possui uma cor correspondente a seus nutrientes, logo, quanto mais cores, maior a variedade de nutrientes.

Algumas sugestões de legumes para tornar seu prato mais completo e nutritivo são os brócolis, a beterraba, o pepino, o chuchu e a cenoura.

Carboidratos

Um prato saudável deve possuir todos os nutrientes que o corpo precisa, por isso, os carboidratos devem ser utilizados de maneira correta, afinal, eles são a principal fonte de energia do nosso corpo.

Por isso, não deixe de acrescentar grãos, tubérculos e cereais integrais a sua refeição, como a quinoa, a batata doce, a batata inglesa e até mesmo a mandioca. Lembrando que o preparo desses alimentos deve ser feito preferencialmente cozido, evitando assim frituras desnecessárias.

Proteínas

Além dos carboidratos, um prato vegano também deve possuir alimentos fontes de proteínas, afinal, elas são necessárias para diversos processos do organismo, inclusive a síntese e reconstrução muscular. Confira nosso artigo completo sobre proteínas veganas.

Frutas

Você sabia que adicionar frutas a sua refeição, além de torna-la mais nutritiva, pode deixa-la muito mais saborosa? Além disso, elas também podem servir como fonte de carboidratos. Experimente adicionar alguma fruta a sua refeição, com as saladas e legumes cozidos e vai perceber que o resultado sempre será surpreendente, afinal, as frutas trazem maior refrescância e sabor para a sua alimentação.

Temperos Naturais

Uma alimentação saudável, além de variada, deve ser bem temperada. Porém, é necessário fugir dos temperos industrializados, que não possuem benefícios à saúde e não tem valor nutricional algum. Opte por temperos naturais como a salsinha, cebolinha, orégano, manjericão, alho e qualquer outro condimento de sua preferência. Além disso, prefira sempre regar a sua refeição com azeite extravirgem, suco de limão ou até mesmo vinagre. 

Gostou das nossas dicas de como montar um prato vegano? Então conheça nossas refeições para veganosvegetarianos.

 

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