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Como fazer uma rotina alimentar no veganismo

O estilo de vida vegano tem sido um caminho muito escolhido na atualidade, seja pela preocupação com o planeta, com a saúde ou pelo amor aos animais. O que é ótimo, porém, para que a alimentação vegana seja uma opção saudável que traga apenas benefícios ao seu corpo, é necessário organizar um cronograma alimentar balanceado, já que o veganismo exclui os produtos de origem animal, como carnes, laticínios e ovos.

A alimentação vegana normalmente é o próximo passo dos vegetarianos. E para que essas pessoas possam avançar mais e organizar um cronograma alimentar equilibrado, podem ser usadas as seguintes dicas:

Ficar de olho no ferro

Mineral importantíssimo que atua na formação de hemoglobinas, proteínas presentes nas hemácias (as células vermelhas do sangue), que por sua vez são responsáveis pelo transporte de oxigênio e também suportam atividades metabólicas vitais, como a distribuição de nutrientes. Assim, o ferro atua na prevenção de anemias, mantém a saúde do coração e evita a baixa imunidade.

Na alimentação onívora, as carnes são as principais fontes do mineral, pois o fornecem em grande concentração. Porém, há diversos vegetais que também oferecem o nutriente, só que em taxas menores.

Para garantir o aporte de ferro invista nas leguminosas (como feijões e lentilhas), em folhas verde-escuras (como a couve) e no melado de cana. E para que a absorção seja eficaz, consuma itens com vitamina C, como laranja ou limão na hora das refeições, pois a substância melhora a absorção do ferro.

Dar preferência aos alimentos orgânicos

Modelo em crescimento na atualidade, os alimentos orgânicos são livres de agrotóxicos e produzidos de modo sustentável. Seus produtos são mais frescos e saborosos, pontos muito positivos   realçar o paladar de uma receita vegana.

Dar preferência à sua própria comida

Com certeza você já viu alguém trocando refeições completas por lanches. É comum, na correria do dia a dia, que as pessoas façam isso. Porém, para que o cronograma alimentar vegano dê certo, é precisa mudar essas atitudes pois você deve pensar que o seu prato tem que contar com alimentos que forneçam bastante energia e nutrientes em boa quantidade. E mesmo que, atualmente, existam restaurantes vegetarianos e veganos, montar suas próprias marmitas ainda é a melhor forma de garantir o aporte necessário de nutrientes.

Conheçer mais fontes de cálcio

Apesar do leite ser a fonte de cálcio mais conhecida, ele pode sim ser substituído por leite outras fontes como leite de amêndoas, sementes ricas em cálcio, tofu, brócolis, chia e aveia. Além disso, ao retirar laticínios da alimentação evitamos uma boa porcentagem de gorduras saturadas e também de sódio, especialmente nas versões light.

 

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