Tel.:

Como devemos consumir a pasta de amendoim?

A pasta de amendoim é um produto obtido da trituração do amendoim, podendo ter adição de açúcar, mel, óleo vegetais e hoje vemos até mesmo suas versões com whey protein. Procure uma pasta de amendoim onde só tenha amendoim nos ingredientes, assim você tem um produto mais puro e versátil. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Informações Nutricionais

Em 100g do produto encontramos cerca de:

Calorias: 580 kcal, sendo: Gorduras 72%. A maior parte é composta por gorduras monoinsaturadas (50%), principalmente ácido oleico (o mesmo presente no azeite), saturadas (20%) e poli-insaturadas (30%), principalmente ácido linoleico.

Proteínas 15%. Assim como diversos outros alimentos de fonte vegetal, a pasta de amendoim é um pouco deficiente em alguns aminoácidos essenciais, sendo interessante utilizá-la com alguma fonte proteica de origem animal para “complementar” a quantidade total de aminoácidos na refeição. Algumas proteínas presentes são extremamente alergênicas para algumas pessoas. Se você é uma delas, o mais indicado é manter distância.

Carboidratos 13%. Possuem uma quantidade baixa de carboidratos, e alta em fibras, portanto é uma alternativa lowcarb e ainda de baixo índice glicêmico, sendo uma opção para as refeições intermediárias para pessoas saudáveis ou para pessoas com resistência à insulina ou diabéticas. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Perigos ao consumir pasta de amendoim em excesso

O amendoim é muito suscetível a contaminação por uma espécie de fungo, este produz uma toxina chamada aflatoxina, tóxica para nós. Existem alguns estudos linkando o consumo de grandes quantidades de aflatoxinas com o desenvolvimento de câncer, porém somos resistentes a pequenas exposições, além de que processos como torrefação, branqueamento e moagem mostraram reduzir uma grande parte dos níveis dessa toxina.

Crianças são mais sensíveis aos efeitos das aflatoxinas. O risco de contaminação por fungos varia conforme as condições de estocagem como umidade e calor, sendo maior em lugares tropicais, onde as condições são favoráveis para o crescimento e desenvolvimento do fungo. Provavelmente está ok ingerir de vez em quando e com moderação, mais estudos precisam ser relatados sobre esse assunto.⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Aproximadamente 30% das gorduras da pasta de amendoim são Ômega 6, isso não seria um problema se a dieta da população já não fosse absurdamente rica em alimentos fonte de ômega 6, principalmente os óleos vegetais refinados (soja, canola, girassol, milho…), estes são pró-inflamatórios, tento relação com aumento de doenças cardíacas por exemplo.

Se optar por consumir diariamente e ainda tiver o hábito de cozinhar suas comidas com óleos vegetais, sugiro fortemente que cogite a possibilidade de aumentar seu consumo de Ômega 3 e até mesmo suplementar caso não tenha o costume de comer peixes e frutos do mar.  De preferência para as formas de ômega 3 DHA e EPA.

O amendoim possui alguns antinutrientes, dentre eles destaco o ácido fítico, substância presente em outros alimentos como farelos, legumes, oleaginosas, grãos e sementes, que se juntam a alguns minerais como cálcio, zinco, ferro, diminuindo sua absorção. Isso não é algo que você deve se preocupar muito, mas se a única refeição que você consome esses minerais for a refeição onde você come aquele pote de amendoim, e ainda faz isso todos os dias, aí talvez você pode estar desenvolvendo algum grau de deficiência. 

Com o que comer

Uma das maiores dúvidas é em que horário consumir e com o que. Difícil responder sem levar em consideração o plano alimentar, mas vou tentar levantar alguns pontos importante. Proteínas animais possuem alto valor biológico, logo sua combinação com as proteínas do amendoim deixarão a refeição com um teor de aminoácidos mais balanceado.

Uma combinação interessante é com proteínas em pó (whey protein), principalmente pela praticidade, sabor e quantidade de proteína. Porém nada te impede de ingerir acompanhada de ovos, carnes ou melhor ainda, um peixe fonte de ômega 3.

O outro lado é que o devido ao ácido fítico a absorção de alguns minerais pode ser comprometida. No caso da refeição citada, a absorção do cálcio seria prejudicada. Porém, isso não será um problema se você fizer outras refeições ricas em cálcio ao longo do dia. Com Carboidratos: Devido a quantidade de fibras e lipídeos presentes na pasta de amendoim, a velocidade que você absorverá esse carboidrato será reduzida, logo um impacto menor na glicemia. 

Uma fruta junto com a pasta de amendoim é uma estratégia interessante para minimizar o impacto glicêmico e adicionar mais vitaminas e minerais a refeição. 

Cuidado com a quantidade que vai consumir, apesar de ser uma estratégia interessante misturar um carboidrato com a pasta de amendoim e uma proteína, fique de olho na quantidade de calorias da refeição. De nada adianta você usar a pasta de amendoim para minimizar o impacto na glicemia se for consumir uma bomba calórica.

 

Nós, da Lightchef oferecemos diversas opções de refeições saborosas, saudáveis e equilibradas que auxiliam na promoção da saúde, confira!

 

LF comercio de alimentos LTDA - 20740357/0001-13

Rua Manuel Garcia 253 A - Casa Verde, São Paulo - SP

© Lightchef 2019 - Todos os direitos reservados

Faça seu login

Clique aqui caso já possuía cadastro na loja antiga ou se esqueceu sua senha Ainda não tem cadastro?
Clique aqui para cadastrar-se

Cadastre-se

Adicionar cartão

Alterar cartão

Carrinho
Carrinho vazio