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Como aumentar a imunidade

Durante o período de inverno, quando se fica mais suscetível a alguns probleminhas de saúde, as pessoas passam a se preocupar mais com a imunidade e procuram maneiras de fortalecer o sistema imunológico, prevenindo o desenvolvimento de doenças e ajudando o corpo a reagir àquelas que já se manifestaram.

Mas como se pode fazer isso: diminuindo o consumo de fontes de gordura, açúcar e industrializados, com corantes e conservantes, e dando importância a comer mais alimentos ricos em selênio, zinco, vitaminas C e E, alimentos probióticos e ricos em ômega 3, porque favorecem o cenário ideal para que o corpo possa produzir células de defesa de forma eficiente.

Alguns exemplos desses alimentos são: castanha-do-pará, trigo, arroz, gema de ovo, sementes de girassol, frango (ricos em Selênio); ostras, camarão, carne de vaca, frango e de peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas (ricos em Zinco); laranja, tangerina, abacaxi, limão, morango (ricos em Vitamina C); sementes de girassol, avelã, amendoim, amêndoa (ricos em Vitamina E); iogurte natural e leite fermentado, tipo Kefir ou Yakult (Probióticos); sardinha, salmão, atum e linhaça (ricos em Ômega-3).

A pessoa que precisa fortalecer seu sistema imune deve consumir estes alimentos de forma diária e regular, não somente quando já está doente, mas para evitar que fique doente novamente.

Além disso, seguir um estilo de vida saudável também é uma ótima estratégia para manter o sistema natural de defesa do corpo forte e eficiente, por isso é recomendado: não fumar; optar sempre que possível por alimentos saudáveis; praticar exercícios físicos leves ou moderados de forma regular; ter o peso adequado; dormir de 7 a 8 horas por noite; não tomar remédios sem conhecimento médico; se expor ao sol no período da manhã, sem protetor solar, para conseguir produzir vitamina D; melhorar a saúde intestinal, combatendo a prisão de ventre; beber cerca de 2 litros de água mineral ou filtrada todos os dias; evitar o estresse e consumir bebidas alcoólicas com moderação.

Também é importante para pessoas que tem o sistema imune mais fraco evitar locais públicos fechados, como shoppings, teatros e cinemas, onde há menos circulação do ar e maior probabilidade de se desenvolverem vírus e bactérias. Estes hábitos devem ser seguidos por todos ao longo da vida, não somente em momentos em que a pessoa se encontra doente ou com facilidade para adoecer.

Como aumentar a imunidade de bebês e crianças

Quando se trata de bebês e crianças, a melhor forma de fortalecer o sistema imune é investir na amamentação, na alimentação saudável e diversificada a partir dos 6 meses de vida, vacina-los nos momentos indicados pelo pediatra e ter bons hábitos de saúde, como não fumar próximo do bebê e da criança e só dar remédios antibióticos quando indicados pelo pediatra. Dessa forma o organismo do bebê pode encontrar tudo o que precisa para produzir mais células de defesa capazes de lutar e vencer patógenos como vírus, fungos e bactérias.

Nós, da Lightchef nos preocupamos em elaborar um cardápio flexível, saudável e saboroso, confira nossos pratos!

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