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Como as fibras podem mudar a sua vida

As fibras desempenham um papel muito importante para o bom funcionamento do organismo e, consequentemente, para a saúde. Elas são divididas em dois grupos de acordo com sua solubilidade:

Solúveis: encontradas em frutas cítricas, maçã, batata, limão, laranja, legumes e vegetais, farelo de aveia, farinha de aveia, farelo de cevada, entre outros alimentos.

Insolúveis: encontradas em frutas com casca, farinha de trigo, farelos, sementes, entre outros alimentos.

Seu consumo diário gera benefícios excepcionais como:

Aliado a uma dieta pobre em gordura saturada e à prática de exercícios físicos, reduz as taxas de colesterol sanguíneo, pois as fibras não digeríveis, (mas que fermentam em nosso intestino, os chamados prebióticos) além de melhorarem o funcionamento do intestino e diminuírem os riscos de infecções, também podem diminuir a absorção de gorduras pelo intestino, diminuindo assim o colesterol total e aumentando a absorção de minerais como cálcio, ferro, zinco e magnésio;

Ajuda a controlar a glicemia, pois torna a absorção do açúcar mais lenta, sendo um excelente aliado aos diabéticos;
Melhora o funcionamento intestinal, pois as fibras absorvem água, proporcionando massa para as fezes, estimulando os movimentos do intestino, ajudando assim na eliminação das mesmas;

Previne o aparecimento de câncer intestinal ajudando na eliminação de toxinas;
Auxilia a perda de peso, pois proporciona sensação de saciedade, resultando em uma menor ingestão de calorias durante o dia.

Por essas razões e outras diversas razões, as fibras devem ser incluídas na alimentação do dia a dia. Uma boa forma de consumi-las é acrescentá-las na salada, iogurte, sopas, arroz com feijão, entre outros. Substituir o arroz e todos os tipos de alimentos feitos com farinha branca por integrais, como pães e macarrão. Consumir mais frutas, verduras e legumes ao longo do dia e beber muita água, pois as fibras só desempenham suas funções com o auxílio da mesma, sendo indispensável que a ingestão de líquidos fique em torno de 1,5 a 2 litros por dia, para evitar sintomas adversos como prisão de ventre e gases.

 

A LightChef disponibiliza diversas opções de refeições saudáveis e ricas em fibras, conheça os nossos produtos.

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