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Como as Fibras Alimentares Funcionam no Intestino?

As fibras alimentares são substâncias não absorvidas pelo organismo, sendo assim, não possuem calorias. Elas pertencem ao grupo dos carboidratos não digeríveis e que estão presentes em alguns vegetais ou derivados. As fibras são originárias, principalmente, da parede celular e de estruturas intercelulares dos mesmos. Os alimentos “in natura” são mais ricos em fibras, se comparado aos produtos processados.

Qual é o mecanismo fisiológico dos alimentos que contêm fibras?

Os alimentos que contêm fibras possuem as mais excelentes propriedades quando ingeridos em sua forma natural, ou seja, com a casca.

Existem dois tipos diferentes de fibras alimentares: as solúveis e as insolúveis. As solúveis se transformam em gel principalmente quando consumidas em conjunto com a água, permanecendo mais tempo no estômago e dando uma sensação maior de saciedade, além de melhorar o trânsito intestinal. Já as insolúveis dão textura firme a alguns alimentos, como o farelo de trigo, frutas, legumes e verduras, e ajudam o intestino a funcionar melhor.

Embora os alimentos que contêm fibras sejam benéficos para o trânsito intestinal, essa não é a única vantagem deles. Eles ainda auxiliam na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares e diabetes, no controle do colesterol sanguíneo e na prevenção e combate à obesidade.

Mas atenção, as fibras alimentares devem ser incluídas na dieta gradativamente para evitar a sensação de inchaço ou dores provocadas por gases.

Quais são os principais alimentos que contêm fibras?

O feijão preto é rico em fibras e também possui boa quantidade de proteínas e de flavonoides, que são potentes antioxidantes. Além do feijão, outros grãos como a ervilha, o grão-de-bico e a lentilha, também são possibilidades para variar o consumo diário, garantindo o aporte necessário de fibras.

Sementes e cereais como a chia, a linhaça e a aveia crua são outras boas fontes de fibras alimentares. A batata doce também é fonte de ferro, vitaminas A, C, E e potássio. Algumas frutas como a goiaba, a maçã, a pera e o abacate também são ótimas fontes de fibras, principalmente se consumidas com casca. O abacate, por sua vez, também contém gorduras monoinsaturadas que diminuem o risco de doenças cardíacas.

O brócolis também ajuda a prevenir o câncer. O milho cozido também contém muitas fibras. A alcachofra é um antioxidante que pode melhorar a saúde do fígado. A soja também auxilia na redução dos níveis do colesterol ruim e ajuda a elevar os níveis do colesterol bom. Ela também possui substâncias que ajudam a atenuar os efeitos da menopausa e evitam a perda de massa óssea. A abóbora, por sua vez, contém vitamina A em grande quantidade, além das vitaminas C, E e potássio.

Quais são as complicações que podem advir dos alimentos que contêm fibras?

 

Quando consumidos em altas doses, o excesso de alimentos que contêm fibras pode interferir negativamente na absorção de minerais, especialmente cálcio e zinco. Por essa razão, o ideal é sempre consultar um nutricionista para que o profissional possa adequar a sua alimentação com uma quantidade ideal de fibras.

Nós, da Light Chef, oferecemos diversas opções de refeições saborosas, saudáveis e ricas em fibras, confira nossa bolo integral de maçã, além de ser muito saboroso é cheio de fibra!

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