Tel.:

Como a alimentação pode combater a ansiedade

Se você tem insônia, nervosismo constante, aperto no peito, o coração batendo mais rápido, inquietação e precisa dar olhares constantes no celular, talvez você tenha ansiedade.

Não é de conhecimento geral, mas a ansiedade tem se tornado tão comum no Brasil que 9,3% dos brasileiros enfrentam alguns dos casos descritos acima, fazendo com que o país assuma o posto de maior taxa de pessoas com esse tipo de transtorno. Enquanto isso, no mundo, 264 milhões de indivíduos sofrem com a ansiedade, número 15% maior do que o registrado em 2005. Apesar de alarmantes, os índices não são irremediáveis. Para lidar com todos esses sintomas existem diversos caminhos, um deles é a alimentação.

O que pode causar x o que posso comer?

A deficiência de alguns aminoácidos e micronutrientes prejudica a produção de neurotransmissores que podem causar modificações no nosso humor e no sono, então para garantir boas noites de sono e relaxamento, existem alguns alimentos específicos, como por exemplo: os ricos em vitaminas B1, que atua nas funções cerebrais relacionadas à memória e cognição (grãos, cereais integrais, nozes, carnes e legumes); abundantes em B6, que ajuda na produção de serotonina, o neurotransmissor do bem-estar (aveia, gérmen de trigo, banana, abacate e batata); com boas quantidades de B12, importante para boa manutenção das disfunções nervosas e atividade mental (carne vermelha, ovos, peixe e leite).

Na luta contra a ansiedade também vale apostar em verduras de folha verde e vegetais verde escuros, ricos em ácido fólico, já conhecido pelo papel no desenvolvimento do sistema nervoso fetal; lecitina de soja, gema de ovos e leite, que são fontes de colina, essencial para o aprendizado e clareza mental, e queijos, castanhas e chocolate amargo, que concentram triptofano, motor da disposição e alegria.

O que evitar?

Alimentos que provocam agitação, como bebidas alcoólicas e à base de cafeína. Alimentos com muito açúcar e carboidratos simples (como pão e biscoito) que também podem contribuir com quadros depressivos segundo estudo publicado no Jornal Americano de Nutrição Clínica (The American Journal of Clinical Nutrition).

E como organizar a alimentação diária:

Não pular o café da manhã e aproveitar o momento para estimular áreas cerebrais relacionadas ao prazer, atenção e bem-estar a partir de alimentos como o ovo, que contém colina na gema, aminoácido essencial para a memória e o raciocínio; fazer lanches ao longo do dia, evitando longos períodos em jejum; valorizar o espaço em que se realiza a refeição, dando preferência a espaços sem televisão e deixar o celular de lado; mastigar bem para facilitar a digestão; fazer pratos coloridos que incluam verduras, legumes, cereais.

Nós, da Lightchef nos preocupamos em elaborar um cardápio flexível, saudável e saboroso, confira nossos pratos!

LF comercio de alimentos LTDA - 20740357/0001-13

Rua Manuel Garcia 253 A - Casa Verde, São Paulo - SP

© Lightchef 2019 - Todos os direitos reservados

Faça seu login

Clique aqui caso já possuía cadastro na loja antiga ou se esqueceu sua senha Ainda não tem cadastro?
Clique aqui para cadastrar-se

Cadastre-se

Adicionar cartão

Alterar cartão

Carrinho
Carrinho vazio