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Combinações de alimentos que podem oferecer vantagens nutricionais

Você sabia que a combinação de determinados alimentos, além de resultar numa união maravilhosa de sabores e fazer parte de costumes culturalmente conhecidos, também soma nutrientes que se completam? Muitas vezes, em apenas um alimento não há tanta riqueza de nutrientes, então é possível fazer combinações para que a refeição seja mais rica tanto nutricionalmente quanto no sabor. Alguns exemplos bastante conhecidos:

Queijo com goiabada

A goiabada é rica em carboidratos, já que possui açúcar simples na sua composição. Enquanto o queijo é ótima fonte de proteína animal, cálcio e vitamina B5. A combinação deve ser consumida com moderação pelo alto valor calórico.

Chocolate com morango

Além e deliciosa, a combinação traz no chocolate (no caso, o amargo, pois é o mais indicado para o consumo) potássio e magnésio. Além disso, quanto maior a concentração de cacau maior a presença de flavonoides (catequinas e proantocianidinas), que são antioxidantes naturais que melhoram a saúde do coração e ajudam a combater o estresse. O valor calórico varia de acordo com a porcentagem de cacau. O morango é uma fruta rica em vitamina C, silício, manganês, potássio, vitaminas do complexo B e K, antocianinas e antioxidantes, que ajudam a combater radicais livres.

Arroz e feijão

A famosa junção desses dois alimentos traz muitos benefícios à saúde, pois cada um tem possui aminoácidos diferentes. O arroz é rico em carboidratos, vitaminas (inclusive as do complexo B) e sais minerais, sem falar que contém metionina, um aminoácido que ajuda a processar as gorduras e a preservar a função hepática. Já o feijão é rico em vitaminas B1, B2, B3 e B9, potássio, ferro, fósforo, cálcio, cobre, zinco, magnésio e ainda contém lisina, um aminoácido essencial, ou seja, que não é produzido pelo corpo. A união dos dois possibilita a digestão de todas as vitaminas e proteínas.

Ovo e batata

o ovo é uma excelente fonte proteica, sem contar que é rico em vitaminas e minerais, principalmente pela presença de colina, que faz parte das vitaminas do complexo B. Ajuda na absorção do colesterol “ruim” e também a reduzir a fadiga muscular. Bom para memória, concentração, desenvolvimento cerebral e crescimento saudável do feto. A batata, por sua vez, é fonte de carboidrato, fibras, vitaminas B, C, E e K, potássio, cálcio, ferro, magnésio, manganês e zinco.

Aveia e iogurte

A aveia é rica em proteínas, minerais e fibras, devido à presença de beta glucana, uma fibra hidrossolúvel responsável por ligar ácidos biliares e eliminá-los pelas fezes. Isso faz com que o colesterol presente na corrente sanguínea seja mobilizado para formação de mais ácidos biliares, reduzindo, assim, os níveis do colesterol no sangue. O iogurte é rico em cálcio e proteínas.

Nós, da Lightchef nos preocupamos em elaborar um cardápio flexível, saudável e saboroso, confira nossos pratos!

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