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Carboidratos Simples e Complexos

O que são carboidratos?

Os carboidratos são moléculas encontradas em diversos alimentos e que estão relacionados ao fornecimento de energia das células do corpo. Além de regular o metabolismo proteico, possuem função energética e estrutural. Os carboidratos podem ser divididos em: Carboidratos Simples e Carboidratos Complexos.

 

Carboidrato Simples

São considerados carboidratos simples aqueles que podem ser digeridos mais rapidamente por possuírem uma estrutura química de tamanho reduzido, sendo uma fonte rápida de energia, causando um aumento muito rápido da glicose no sangue, o que na maioria das vezes não é uma coisa boa, pois o aumento repentino da glicose no sangue está associado a Diabetes Tipo 2 e ao acúmulo de gordura, pois nem sempre nosso corpo necessita de tanta energia de uma só vez. Porém, os carboidratos simples também podem ser utilizados por nutricionistas em estratégias na dieta de um indivíduo que perde peso muito rápido, que necessite de uma fonte rápida de energia ou que possua um gasto calórico muito alto entre outros casos.

Alguns exemplos de carboidratos simples:

– Açúcar Refinado

– Arroz Branco

– Pão Francês

– Mel

– Melaço

– Macarrão

– Doces em geral

– Bolos

– Banana

– Maltodextrina

 

Carboidrato Complexo

Diferente do carboidrato simples, os carboidratos complexos são digeridos e absorvidos muito mais devagar por possuírem em sua estrutura moléculas muito maiores. Logo, o fornecimento de energia nesse caso é feito de forma mais constante e estável, não gerando um pico na glicose sanguínea, aumentando a saciedade por mais tempo e dificultando a transformação dessa energia em gordura.

Alguns exemplos de carboidratos complexos:

– Arroz Integral

– Macarrão Integral

– Abóbora

– Batata Doce

– Brócolis

– Aspargos

– Pepino

– Abobrinha

– Espinafre

– Couve

 

Quanto de carboidrato devo consumir?

Na verdade, esta é uma questão matemática, pois quando consumimos carboidrato em excesso, independentemente de ser simples ou complexo, e nosso corpo não gasta toda essa energia que o carboidrato gerou, muito provavelmente esse excesso se tornará gordura, pois nosso corpo é programado para armazenar gordura por mecanismo de proteção.

É por esta razão que não é recomendado exagerar na ingestão deste tipo de alimento, porém, não é necessário excluí-lo completamente de seu dia-a-dia, principalmente se o objetivo for o ganho de peso e massa muscular.

  

Riscos da falta de carboidrato

A falta de carboidrato pode causar perda de massa muscular, já que nessa situação as proteínas passam a ser utilizadas como fonte de energia. O que também pode levar a uma deficiência no sistema imunológico, uma vez que nossos músculos fornecem a glutamina necessária para a formação das células imunes.

Outra questão é que a glicose, um carboidrato simples, é o principal alimento do cérebro, pois é ela que mantém a integridade funcional dos tecidos nervosos. Os sintomas de uma redução moderada na glicose sanguínea (hipoglicemia) incluem sensações de fraqueza, fome e vertigens. Uma queda contínua e profunda pode causar dano cerebral irreversível. 

 

Dietas Restritivas:

Agora que já foi demonstrado o porquê de os carboidratos serem a principal fonte de energia do nosso corpo. É importante salientar que a restrição desse tipo de alimento pode causar diversos problemas, pois nosso corpo precisará utilizar outros mecanismos para gerar energia. É por essa razão que qualquer tipo de intervenção alimentar deve ser avaliado por um nutricionista e exige cuidados.

 

Nós, da Lightchef nos preocupamos em elaborar um cardápio flexível, saudável e saboroso, confira nossos pratos!

 

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