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Benefícios da semente de abóbora

Existem diversos motivos para adicionarmos as sementes de abóbora na nossa alimentação, e, um dos melhores benefícios dela está relacionado a sua quantidade de magnésio. Basicamente, a maior parte das calorias da semente de abóbora vêm de gorduras poli-insaturadas e ainda contam com uma boa concentração proteica (aproximadamente 7g em uma porção de 30g).

Nesse artigo, vamos abordar os principais benefícios da semente de abóbora e como absorve-los da melhor forma.

Principais características

Sobre os micronutrientes, as coisas ficam ainda mais interessantes: em uma porção de 30g, temos nada menos que 150mg de magnésio, além de zinco (2mg), ferro (4,2mg) e fósforo (330mg). A semente de abóbora consegue auxiliar muito nas necessidades diárias desses micronutrientes. O magnésio participa de mais de 600 reações químicas no nosso organismo e é fundamental para saúde cardiovascular, pressão sanguínea, peristaltismo, saúde óssea e metabolismo glicídico, lipídico e proteico.

Tem pressão alta? Diabetes? Problemas cardíacos? Constipação? TPM? Resistência insulínica? Depressão? Pode apostar que o magnésio presente na semente de abóbora vai te ajudar. E são várias as formas de consumo: combina muito bem quando adicionada em saladas, sucos e até mesmo como farinha (quando as sementes são processadas).

Também vale deixar no carro pra quando a fome apertar. E o melhor, se você come abóbora, pode pegar as sementes dali mesmo, sem a necessidade de comprar somente as sementes. Pegue as sementes do interior da sua abóbora, leve ao forno por poucos minutos, adicione algumas ervas e pronto.

Eleva os níveis de potássio

Assim como o magnésio, o potássio é um mineral essencial para o corpo humano para ajudar a manter um bom funcionamento do organismo, sendo o principal responsável na luta contra a hipertensão.

Além disso, ele auxilia na redução da ocorrência de pedras nos rins e na perda de massa óssea. É sugerido que adultos consumam pelo menos 4.700 mg de potássio por dia, mas a maioria das pessoas somente ingere metade desse total. A semente de abóbora fornece, a cada 100 gramas, cerca de 919 mg de potássio, considerando que uma banana de tamanho médio – estimada por ser uma das melhores fontes do mineral, oferece 422 mg.

Fortalece o sistema imunológico

O zinco é o responsável por proteger e combater um número grande de doenças que podem se instalar no nosso organismo. O Instituto Nacional de Saúde recomenda a ingestão de 8 mg de zinco por dia para uma mulher adulta, e 100 gramas de semente de abóbora possuem 10 mg.

Ajuda na saúde da próstata

Pesquisas mostram que as propriedades da semente de abóbora e do óleo extraído das mesmas são benéficas para a saúde da próstata, assim como para o tratamento de hiperplasia prostática benigna (HPB, conhecida como o aumento na próstata). A semente contém componentes conhecidos como fitosterois, que previnem a transformação da testosterona em di-hidrotestosterona, a causadora do aumento da próstata.

Deixa você mais feliz

As semente de abóbora melhoram o seu humor naturalmente e pode ser eficaz até mesmo contra a depressão, além de que, quando ingerida algumas horas antes de ir para a cama, o triptofano presente nas mesmas ajuda a ter uma boa noite de sono.

Repleta de antioxidantes

A semente de abóbora é inigualável em seus níveis de antioxidantes. O alimento possui várias formas de vitamina E, assim como uma mistura diversa de antioxidantes não encontrados facilmente em qualquer outro alimento. Por isso ela é tão especial!

Além de atuar como vermífugos, ajudando a paralisar vermes e expeli-los do organismo de adultos e crianças devido aos fitoesterois encontrados na semente, ela também tem eficácia comprovada como redutoras do colesterol ruim (o LDL). Cerca de 120 gramas à 206 gramas de semente de abóbora por dia é o suficiente em termos nutricionais.

Existem várias maneiras possíveis para consumir a semente de abóbora; por exemplo, torrar a semente e colocá-la inteira na salada ou comê-la com frutas, triturar e colocá-la em sopas e cereais ou até mesmo fazer molhos para saladas. Assim, é possível utilizar a semente de abóbora e aproveitar sua riqueza nutricional de diversas formas no dia a dia.

Nós, da Lightchef oferecemos diversas opções de refeições saborosas, saudáveis e equilibradas que auxiliam na promoção da saúde, confira!

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