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Alimentos ricos em ácido fólico

Alimentos ricos em ácido fólico

 O ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, é um nutriente que participa de várias funções no organismo, como:

  • Manter a saúde do cérebro, prevenindo problemas como a depressão;
  • Participar da formação do sistema nervoso do feto durante a gravidez;
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Prevenir anemia, por estimular a formação de células do sangue;
  • Prevenir câncer de cólon, por prevenir alterações no DNA das células;
  • Prevenir doenças cardíacas e infarto, por reduzir a homocisteína e manter a saúde dos vasos sanguíneos;
  • Controlar a evolução do vitiligo.

Nesse artigo, vamos falar quais são os principais alimentos fontes de ácido fólico e qual a sua importância durante a gravidez, desenvolvimento e vida adulta.

Ácido fólico na gravidez

O ácido fólico na gravidez serve para prevenir defeitos numa estrutura embrionária que dará origem ao cérebro e à medula espinhal do bebê, o tubo neural. Portanto, o ácido fólico é importante para evitar malformações no sistema nervoso central do feto, tais como espinha bífida e anencefalia (ausência de cérebro).

A falta de ácido fólico na gravidez pode causar ainda complicações gestacionais e atraso no desenvolvimento infantil.

Consequências da falta de ácido fólico na gravidez

A deficiência do ácido fólico está relacionada problemas graves de saúde como por exemplo, síndrome hipertensiva da gestação, descolamento da placenta, parto prematuro, baixo peso ao nascer, doenças crônicas cardiovasculares, cerebrovasculares, demência e depressão. 

Todavia a suplementação e a alimentação saudável conseguem diminuir estes riscos, aumentando as chances de uma gravidez saudável e o bom desenvolvimento do bebê, prevenindo cerca de 70% dos casos de má formação do tubo neural. 

Para que serve o ácido fólico na gravidez

O ácido fólico na gravidez serve para diminuir o risco de lesões no tubo neural do bebê, prevenindo doenças, como:

  • Espinha bífida;
  • Anencefalia; 
  • Lábio leporino;
  • Doenças cardíacas;
  • Anemia na mãe.

Além disso, o ácido fólico é também responsável por ajudar na formação da placenta e no desenvolvimento do DNA, assim como diminui o risco de pré eclampsia durante a gravidez.

Alimentos fonte de Ácido fólico

Alguns alimentos ricos em ácido fólico que devem ser consumidos regularmente, incluem: 

  • Fígado de galinha, peru ou boi cozido;
  • Levedo de cerveja;
  • Feijão-preto cozido;
  • Espinafre cozido;
  • Macarrão cozido; 
  • Ervilhas ou lentilhas. 

Existem também os alimentos enriquecidos com ácido fólico, como por exemplo aveia, arroz e farinha de trigo, que podem ser usados nas mais diversas receitas. Segundo a OMS, cada 100 g do produto deve fornecer uma quantidade mínima de 150 mcg de ácido fólico. 

A ingestão recomendada de ácido fólico para adultos saudáveis é de 400 mcg por dia, e para gestantes, é de 600 mcg por dia.

Nós, da Lightchef oferecemos diversas opções de refeições saborosas, saudáveis e equilibradas que auxiliam na promoção da saúde, confira!

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