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Alimentos que parecem saudáveis, mas que podem arruinar a sua dieta

Ao começar uma dieta, muitas pessoas têm o costume de considerar os alimentos saudáveis como os mais leves. É claro que a maioria deles faz muito bem a saúde, visto que possuem fibras que ajudam a regular o intestino e aumentam a saciedade. Mesmo assim, é bom ficar esperto com alguns, pois se ingeridos em excesso, podem gerar um aumento de peso ao invés da perda.

Um exemplo bem comum é o do suco de laranja. Muitas pessoas em uma dieta estão acostumadas a tomá-lo ou até mesmo ingerir a fruta in natura. Porém, por falta de informação, consomem de maneira exagerada. A laranja é uma fruta extremamente calórica e se não for consumida da maneira certa, pode ser mais prejudicial do que o lanche degustado fora do regime.

Conheça outros exemplos de comidas que podem estragar a sua dieta.

1- Smoothies

Fruta batida, leite e verduras. A mistura parece inofensiva e quase que rima com saudável. Só que não. Alguns smoothies contêm até 600 calorias, estão cheios de açúcares e são uma autêntica bomba calórica.

2- Granola

No mercado, existem muitas combinações de granola: com mel, frutas vermelhas, passas e vários tipos de sementes. Dependendo de como foi confeccionada, 100 gramas podem conter 500 calorias. A granola pode ser uma excelente fonte de hidratos de carbono, proteínas e fibras, mas quando ingerida em excesso, pode não ser a sua melhor aliada na perda de peso.

3- Sushi

O sushi parece uma refeição saudável, mas apenas quando consumido moderadamente. Sabia que seis peças de camarão frito podem equivaler a 600 calorias? Creme de queijo, molho doce, maionese e massa frita são outros exemplos de como estes ingredientes calóricos podem transformar a comida japonesa em uma opção pouco saudável.

4- Peixe enlatado

As conservas de peixe são uma boa forma de ingerir este tipo de alimento de forma segura, mas não abuse. As conservas são mais calóricas, têm maior adição de sal e conservantes em comparação com o peixe in natura.

5- Fruta desidratada

Segundo a Action on Sugar, uma ONG britânica, algumas frutas desidratadas têm mais açúcar do que gomas de mascar e doces. Um terço das quase 100 embalagens de frutas desidratadas analisadas por esta organização possuía o equivalente a três ou quatro colheres de chá de açúcar e 85% tinha mais açúcar do que uma conhecida marca de gomas alemã.

6- Chá enlatado

Já olhou para os açúcares no rótulo? O seu chá enlatado pode se tornar um vilão na sua dieta. Pois, está repleto de hidratos de carbono sob a forma de açúcar e são altamente prejudiciais à saúde. Uma lata pequena tem o equivalente a 20% da dose diária recomendada do nutriente.

7- Chips de vegetais

Que as batatas fritas fazem mal todos sabemos. Mas surgem novas versões cada vez mais apelativas de produtos industrializados aparentemente inócuos carregados de sal e gorduras. É o caso dos chips de cebola, ervilha, milho, beterraba, batata doce, abóbora e por aí fora. Por isso, fique sempre atento aos rótulos.

8- Alimentos sem gordura

Os alimentos rotulados como sem gordura podem conter calorias nocivas sob a forma de açúcar ou outros ingredientes prejudiciais. Não compre produtos “light” ou “diet” sem confirmar também a quantidade de proteínas, fibras, sódio, vitaminas e minerais.

Nós, da Light Chef, oferecemos diversas opções de refeições saborosas, saudáveis e equilibradas que auxiliam na reeducação alimentar e perda de peso, confira!

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