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Alimentos que melhoram o humor

Você já parou para pensar o quanto a saúde mental, muitas vezes é negligenciada? Seja pela correria do dia a dia, excesso de trabalho, desconhecimento ou até mesmo vergonha, muitas pessoas andam levando uma vida “mais pesada” do que ela poderia ser. A luta contra a depressão, ansiedade e estresse, não é fácil, mas pode ser vencida. Por isso, nesse artigo vamos abordar como a alimentação pode melhorar o seu humor.

Principais alimentos que melhoram o humor

Os alimentos exercem influência na nossa saúde corporal e mental. Se alimentar é um princípio fisiológico, entretanto está intimamente relacionado com questões culturais, psicológicas (memória afetiva), econômicas, religiosas e com a relação de prazer. Possuem ação sobre nosso humor, memória, fornecem nutrientes e energia para atividades do dia a dia. 

Os alimentos contêm substâncias que atuam estimulando neurotransmissores, responsáveis por conduzir a transmissão nervosa de um neurônio ao outro, entre eles destacam-se a serotonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina. 

  • A Vitamina C, por exemplo, é uma grande aliada no controle do estresse, pois além de combater radicais livres, ainda regula o cortisol e ativa o funcionamento da glândula adrenal. Goiaba, laranja e kiwi são algumas opções de alimentos.

  • Selênio pode ajudar provocando sensação de relaxamento, então, comer castanhas e amêndoas são boas opções para quem está ansioso.

  • Glicose e triptofano é uma combinação que provoca bem-estar, por isso é comum a indicação de chocolate (70% ou mais de cacau) para pessoas que passam por uma fase de muito desânimo, como na depressão. Mas é importante se atentar à quantidade, nada em exagero é bom.
  • Enquanto a castanha de caju e gergelim possuem magnésio, que combate o mau humor, a pimenta vermelha e a malagueta são ricas em capsaicina, capaz de aumentar os níveis de endorfina, proporcionando bem-estar e prazer.
  • O alface também é indicado para saúde mental, possui lactucina em seu talo, que tem efeito calmante, e o lítio presente no miolo atua no controle da depressão e ansiedade.


Se estiver estressado, evite cafeína, pois é energético e pode agravar o quadro. Alimentos processados e adoçados com aditivos artificiais podem influenciar no estresse. Além disso, é fundamental cuidar da saúde do intestino como um todo, já que ele não só absorve os nutrientes como também influencia em nossa saúde mental. Não há segredo ou receita mágica, reeducação alimentar nos faz ressignificar nossa relação com a comida! 

Agora, lembre-se que a alimentação não caminha sozinha. Para ter saúde é preciso praticar exercício físico, controle do estresse, ter uma boa qualidade de sono e tratar o equilíbrio mental.

Nós, da Lightchef oferecemos diversas opções de refeições saborosas, saudáveis e equilibradas que auxiliam na promoção da saúde física e mental, confira!

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