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Alimentação para o coração

Com o que você tem nutrido seu coração? Além de sentimentos bons, o que você tem comido para o manter batendo saudável!? No artigo de hoje, falaremos sobre os principais alimentos para manter o coração saudável. 

Peixes 

Ricos em proteínas e diversos nutrientes, como minerais e vitaminas essenciais. Possuem baixo teor de gordura em comparação a outras carnes, e mesmo peixes gordos possuem uma gordura saudável. Eles têm uma abundância de ácidos graxos ômega-3 (gordura poli-insaturada), que proporcionam diversos benefícios ao sistema cardiovascular. 

Castanhas 

As oleaginosas são uma excelente fonte de “gorduras do bem”, dentre as principais e mais encontradas no Brasil estão as castanhas, amêndoas e nozes. Elas contêm uma grande quantidade de fibras, que atuam na melhora do funcionamento intestinal, além de serem ricas em minerais como o magnésio, fósforo, manganês, selênio e zinco, que além de prevenirem o envelhecimento precoce devido a grande quantidade de antioxidantes, também atuam na melhora do sistema imunológico e conversão de hormônios da tireoide.

“Mas por que são consideradas gorduras do bem?” Estes frutos contêm grande quantidade de gorduras mono e polinsaturadas, incluindo o ômega 3, 6 e 9, essenciais para a proteção cardiovascular, podendo ser uma excelente opção de lanche intermediário da manhã ou ceia. Porém, a porção consumida deve ser moderada, afinal, elas são bastante calóricas. Lembrando que devemos ficar atentos aos rótulos, dando sempre preferência pelas opções in natura, sem adição de sal, açúcar ou outras gorduras, pois podem aumentar ainda mais a quantidade de calorias e diminuir o valor nutricional destes alimentos. 

Azeite extravirgem 

O azeite extravirgem é rico em ômegas e gorduras poli-insaturadas. Além disso, possui uma grande variedade de compostos bioativos, incluindo polifenóis. Diversos estudos epidemiológicos recentes têm demonstrado que o consumo regular de azeite extravirgem está relacionado a benefícios à saúde, como: Menor risco de morte, especialmente por doenças do coração; Menor risco de sofrer eventos cardiovasculares, principalmente AVC; Menor risco de desenvolver câncer, particularmente de mama e aqueles do trato digestivo.

Tais benefícios são atribuídos, principalmente, ao conteúdo elevado de ômegas e polifenóis encontrado no azeite extravirgem, já que estudos indicam que estes componentes possuem propriedades anti-hipertensivas, antitrombóticas, antioxidantes, anti-inflamatórias e anticarcinogênicas.

Linhaça e quinoa 

A grande quantidade de vitaminas e minerais como ferro, fósforo, cálcio, vitaminas B1, B2, B3, C e E, e fibras, faz da quinoa uma grande aliada na prevenção de problemas cardíacos. Já a linhaça é rica em ômegas 3 e 6 e gorduras monoinsaturadas, que juntas ajudam a dosar o apetite, a regularizar o intestino, e a proteger o coração, combatendo o mau colesterol (LDL). 

Nós, da Lightchef oferecemos diversas opções de refeições saborosas, saudáveis e equilibradas que auxiliam na promoção da saúde, confira!

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