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Alimentação para Ganhar Massa Muscular

Os alimentos para ganhar massa muscular são os ricos em proteínas, como: carnes, ovos e leguminosas, como feijão e amendoim, são alguns exemplos. Mas além de proteínas, o corpo também precisa de bastante energia e gorduras boas, que são encontradas em alimentos como salmão, atum e abacate.

Estes ajudam a dar mais energia para o treino e a disponibilizam as proteínas para a formação dos músculos, contribuindo para gerar hipertrofia muscular.

Os melhores alimentos para ganhar massa muscular e que não podem faltar numa dieta para hipertrofia são:

  • Frango: é rico em proteína e fácil de ser usado, tanto nas refeições principais quanto nos lanches;
  • Carnes: todas as carnes são ricas em proteínas e ferro, nutrientes que estimulam a hipertrofia e aumentam a quantidade de oxigênio nos músculos;
  • Salmão: além de proteínas, é rico em ômega 3, uma gordura boa com efeito anti-inflamatório que ajuda na recuperação muscular;
  • Ovo: além de ser uma ótima fonte de proteínas, também contém ferro e vitaminas do complexo B, que melhoram a oxigenação dos músculos e favorecem o seu crescimento;
  • Queijos: especialmente queijos ricos em gordura, como minas e coalho, pois aumentam bastante as calorias da dieta e também são ricos em proteínas;
  • Amendoim: rico em proteínas e vitaminas do complexo B, além de antioxidantes que favorecem a recuperação muscular no pós-treino;
  • Atum: rico em ômega-3 e fácil de utilizar, é fonte de proteínas e gorduras boas que podem ser utilizadas nos lanches ou no pós-treino;
  • Abacate: excelente fonte de calorias e gorduras boas, aumentando a quantidade de energia e antioxidantes da deita. Pode ser adicionado na salada durante o almoço ou em vitaminas no pré ou pós-treino;
  • Leite: rico em proteínas, cálcio, fósforo, magnésio e minerais importantes que estimulam a contração muscular e aumentam o rendimento do treino;
  • Feijão: ótima fonte de proteína vegetal que fica ainda mais rico quando consumido juntamente com o arroz nas refeições principais por proporcionar uma boa combinação de aminoácidos para os músculos.

O ideal em uma dieta para ganhar massa muscular é que em todas as refeições tenham boas fontes de proteína, sendo necessário incluir alimentos como queijos, ovos, iogurtes e carnes nos lanches. Essa estratégia fornece uma boa quantidade de aminoácidos para os músculos ao longo de todo o dia e favorece a hipertrofia.

Suplementos para ganhar massa muscular

Os suplementos mais usados para ganhar massa muscular são o Whey Protein, que é feito a partir da proteína do soro do leite, e a Creatina, que é um composto de aminoácidos que funciona de reserva energética para o músculo e estimula sua hipertrofia.

É importante lembrar que esses e outros devem ser consumidos de acordo com a orientação do nutricionista, que irá indicar qual o melhor e qual a quantidade que deve ser utilizada de acordo com as características e o tipo de treino de cada pessoa.

Nós, da Light Chef, oferecemos diversas opções de refeições que auxiliam no ganho de massa muscular, confira!

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