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Alimentação e Diabetes

O diabetes é uma doença crônica na qual a insulina, principal hormônio responsável pelo controle da glicose (açúcar) no sangue, não é produzida ou é empregada corretamente.

Em alguns casos, o sistema imunológico ataca as células beta de forma equivocada e isso faz com que o corpo não consiga mais produzir insulina, isso faz com que a glicose que está no sangue permaneça no sangue, não sendo utilizada como energia. Esse processo é caracterizado como diabetes tipo 1.

Já a diabetes tipo 2 aparece quando o organismo não consegue usar a insulina produzida de forma correta, ou não produz insulina suficiente para controlar os níveis de glicose no sangue.

Como a alimentação pode controlar o Diabetes

Fatores ambientais e qualidade da alimentação podem influenciar na manifestação da doença. Estudos mostram que elementos como a amamentação, alimentação rica em nicotinamida (forma ativa da niacina ou vitamina B3), zinco e vitaminas C, D (olha ela aí) e E têm sido relatados como possíveis protetores contra diabetes tipo 1, enquanto leite de vaca, crescimento linear aumentado e obesidade podem aumentar o risco.

Além disso, baixo nível de vitamina D tem sido associada com um risco aumentado de diabetes mellitus tipo 1 nos períodos pré-natal e neonatal, podendo impactar o sistema imunológico ou através de modificação epigenética. Em função da produção não eficiente de insulina, os portadores de Diabetes tipo 1 devem evitar alimentos ricos em carboidratos, mel, açúcares e frutose. Isso porque eles ao serem metabolizados pelo organismo são convertidos em glicose. Deve-se tomar cuidado também com o consumo de produtos industrializados, processados e gorduras hidrogenadas.

Importante entender que, qualquer alimento quando assado, tem seu Índice Glicêmico aumentado, portanto alimentos cozidos ou crus são as melhores opções para quem procura consumir carboidratos com baixo IG. Em relação às frutas, uma dica para evitar o aumento da glicemia é consumi-las juntamente com alimentos ricos em fibras. Maça, abacate, limão, morangos, pêssego, goiabas e abacaxis são boas escolhas.

Independente do tipo de diabetes que você possua ou mesmo para evitá-la, é importante atenção ao que se ingere. Exclua alimentos que contenham açúcar, evite farinhas e produtos refinados, sucos industrializados e álcool, retire carboidratos de má qualidade (prefira os de origem vegetal), troque os alimentos industrializado, enlatados e processados por comida de verdade. Lembre-se: cuidar da alimentação é sempre muito importante para mantermos inativos esses genes que podem desencadear o diabetes.

Complicações do diabetes

Se mal controlado, tanto o diabetes tipo 1 quanto o diabetes tipo 2 podem causar insuficiência renal, perda de visão e amputações não-traumáticas de pernas e pés. Segundo a Federação Internacional de Diabetes, dos pacientes que morrem por doenças cardiovasculares, entre 30% e 50% deles são diabéticos. Ou seja, essa doença deve ser tratada com muita seriedade.

Independentemente do tipo de diabetes, é essencial detectar a doença (que pode se manter silenciosa por muitos anos) o mais rápido possível e adotar hábitos de vida saudáveis. Existem muitos casos em que a pessoa só descobre que possui diabetes quando seu estado já está muito grave.

Se confirmado, o diabético deve ter acompanhamento de um médico, que será responsável por prescrever toda a medicação e controlar seus exames e um acompanhamento nutricional, onde o nutricionista será responsável por prescrever sua dieta e fazer os ajustes necessários para que você possa ter uma vida saudável.

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