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A importância do Magnésio

Você provavelmente já ouviu falar da importância do magnésio para a saúde. No geral, especialistas afirmar que depois do potássio, o magnésio é o nutriente mais importante e considerado o mais potente antiarrítmico e inócuo que existe. Porém, para ter saúde é importante pensar em muitos fatores, unindo a alimentação saudável (Comida de Verdade), exercícios físicos regulares e a eliminação de vícios, bem como do consumo de industrializados.

Características do Magnésio

Normalmente, trazemos no organismo entre 21 e 28 gramas de magnésio, distribuídos nos ossos, músculos e tecidos. A maior parte das pessoas consegue retirar a quantidade diária necessária dos alimentos, porém, ainda é possível encontrar deficiência da substância por tratamentos com diuréticos, antibióticos ou até pelo uso de medicamentos para o tratamento do câncer e, além disso, doenças como o diabetes e o alcoolismo crônico.

Quando não consumimos e/ou apresentamos baixa de magnésio são comuns sinais como: fraqueza muscular, apatia, confusão, fadiga, insônia, aceleração cardíaca, contração muscular contínua, dormência, irritabilidade e até falha na memória e alterações de personalidade e humor.

O consumo de sucos verdes naturais é uma ótima maneira de ter acesso ao magnésio, optar pelas folhas cruas em forma de salada também funciona. Outras opções são: peixes, frutas como banana, damasco, pêssego, ameixa e abacate, cacau puro e chocolate amargo, grãos e sementes como a quinoa, de abóbora, gergelim e girassol, nozes, amêndoas e avelãs e tubérculos como batata doce e abóbora.

Benefícios do Magnésio

Todos os órgãos do corpo fazem o uso do magnésio, em especial o coração, os rins e os músculos. O mineral é responsável, principalmente, pela síntese das proteínas e no transporte de energia, facilitando a transmissão dos impulsos nervosos e regularizando as contrações musculares. 

Grande parte das pessoas, atualmente, apresenta deficiência de magnésio, e, por mais que se consiga (desde que a pessoa coma corretamente) atingir a quantidade necessária por meio dos alimentos, pode ser necessária a suplementação, que varia entre 200 a 500 mg/dia.

O magnésio participa de cerca de 350 reações enzimáticas, ajudando a desintoxicar o organismo, deixando músculos e nervos mais dispostos, melhorando a qualidade do sono, aliviando dores (especialmente nas articulações), facilitando a digestão de proteínas, carboidratos e gorduras, dando força e flexibilidade aos músculos, ajudando a equilibrar os nervos e a pressão arterial, impedindo problemas da próstata, prevenindo diabetes, diminuindo o risco de fraturas, reduzindo o risco de cânceres (principalmente os de cólon e reto), alcalinizando o corpo, reduzindo convulsões e tratando a depressão e a falta de memória. É uma lista extensa mesmo!

Para as mulheres, é importante destacar a importância da substância para gestantes. O mineral trabalha para combater o cansaço e a azia e, além disso, favorece o crescimento saudável e o desenvolvimento do feto, protegendo seu sistema nervoso. Além disso, pode diminuir o risco de parto prematuro e atua como antienvelhecimento. 

Nós, da Lightchef oferecemos diversas opções de refeições saborosas, saudáveis e equilibradas que auxiliam na promoção da saúde, confira!

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