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A importância de se hidratar

Sabemos que a água é essencial na vida de qualquer ser vivo, afinal, ela contribui para o bom funcionamento do organismo, atuando de maneira completa em todas as áreas do corpo.

Benefícios de uma boa hidratação

Com o hábito de ingestão de 2 litros de água ao dia, conseguimos evitar pele seca, cabelos fracos, inchaço, hipertensão, cálculo renal, além de mais de 60% das dores musculares e dores nas costas são devido à baixa ingestão de água. Para quem quer emagrecer, a água é importantíssima. Ela dá sensação de saciedade e faz com que o organismo funcione direito, atuando de maneira completa em todas as áreas do corpo.

A falta de água no organismo pode causar desidratação, fadiga, cansaço, intestino e pressão sanguínea irregulares, câimbras, pele seca e problemas nos rins, sendo fundamental para o equilíbrio hidroeletrolítico. Vale lembrar que o correto é ingerir água sempre e não somente quando sentimos sede. Você sabia que o ideal é que sua urina seja incolor ou de cor amarelada bem suave? Se não for, pode ser que você não esteja ingerindo o suficiente de água (isso não é válido se você está tomando vitaminas do complexo B, que produzem uma cor amarela natural à urina).

É importante que as pessoas carreguem uma garrafinha de água na bolsa ou no carro, para que se mantenham hidratadas, mas cuidado com a água na garrafa de plástico que é aquecida pelo Sol, luz ou calor, normalmente deixada no carro pois elas podem ser prejudicais a saúde. A água engarrafada de fontes naturais é a melhor opção prática, mas o ideal é a água filtrada em casa e engarrafada (garrafas de vidro ou plástico, livre de bisfenol) adequadamente para o uso diário.

Malefícios da desidratação

A desidratação ​ocorre quando, por ingestão insuficiente ou perdas excessivas, a quantidade de líquido do organismo não é o bastante para manter as suas funções normais em níveis adequados, como funções cognitivas, eliminação de resíduos e fluxo sanguíneo. Mais ainda para quem pratica esportes que pode ter seu rendimento físico reduzido, elevação acentuada da temperatura corporal, dores de cabeça e até mal-estar generalizado.

Existem três níveis de desidratação: leve, moderada e grave. Se ocorrer em adolescentes e adultos a leve, basta ingerir os fluídos que perdeu, mas sempre em observação. Quando sobe ao nível moderado, o corpo não possui mais líquido suficiente para manter a temperatura e eliminar toxinas. Sendo assim, a transpiração e a urina são reduzidas, a boca fica seca e a pele perde gordura. Se a ingestão de água não ocorrer a tempo, a desidratação pode ficar grave, fazendo com que as células sanguíneas não tenham a água que necessitam para manter o volume adequado e, assim, diminuir a pressão arterial, devido ao baixo volume de sangue.

Quando isso ocorre, pode provocar tonturas, confusão mental e, até mesmo, desmaios. Além disso, algumas funções podem ficar comprometidas, como o coração, funções do fígado, função renal, células cerebrais e sistema nervoso. Vômito, diarreia, uso de diuréticos, calor excessivo, febre e redução da ingestão de água são fatores que podem acarretar a desidratação.

Nós, da Lightchef oferecemos diversas opções de refeições balanceadas, confira!

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