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7 melhores escolhas para substituir o açúcar

Que o excesso de açúcar faz mal não é novidade para ninguém, pois favorece o ganho de peso, estimula a produção de gordura, aumenta o risco de problemas como cáries dentárias, doenças cardíacas e gordura no fígado. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que, muitos dos malefícios do açúcar podem ser evitados, além de diminuindo a quantidade de consumo do mesmo, pela substituição desse açúcar por outras versões mais saudáveis, como mel, açúcar de coco e adoçantes naturais como Stevia e Xilitol.

Seguem alguns exemplos:

1. Açúcar Mascavo

O açúcar mascavo é feito a partir da cana-de-açúcar, mas não passa por um processo de refinamento como o açúcar branco, o que faz com que seus nutrientes, como cálcio, magnésio, potássio e fósforo sejam conservados.

No entanto, é importante lembrar que apesar de ter mais nutrientes, o açúcar mascavo tem praticamente as mesmas calorias que o açúcar branco, não devendo ser consumido com frequência e nem utilizado em caso de diabetes.

 2. Açúcar de Coco

O açúcar de coco tem baixo índice glicêmico, o que faz com que ele não cause um grande aumento da glicemia e não estimule a produção de gordura, ajudando no controle do peso.

Além disso, é rico em nutrientes como ferro, cálcio, zinco e potássio. Porém, possui um elevado teor de frutose, então deve ser usado com moderação, pois seu excesso pode trazer problemas como gordura no fígado e ganho de peso. Cada colher de chá desse açúcar possui cerca de 20 calorias.

 3. Melado de cana

O melado é um xarope produzido a partir da evaporação do caldo de cana ou durante a produção de rapadura, é vegano, tem cor escura e um forte poder adoçante. Por não ser refinado, ele possui os mesmos minerais que o açúcar mascavo: cálcio, magnésio, potássio e fósforo.

No entanto, ele também deve ser consumido apenas em pequenas quantidades devido ao seu alto teor de calorias, devendo ser evitado em casos de diabetes e doença renal. 

4. Mel

Rico em nutrientes como potássio, magnésio, ferro e cálcio, o mel de abelha é um adoçante natural que traz benefícios ao sistema imunológico, atua como antioxidante, melhora a digestão e é benéfico pra a flora intestinal.

Além disso, o mel possui médio índice glicêmico, o que faz com que pequenas quantidades desse produto não estimulem a produção de gordura como acontece com o açúcar. Cada colher de mel possui cerca de 46 calorias, sendo importante lembrar que ele não pode ser dado para crianças menores de 3 anos.

5. Stevia

A Stevia é um adoçante natural obtido a partir de uma planta. Pode ser encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais na forma de pó ou em gotas. Ela possui a capacidade de adoçar cerca de 300 vezes maior que o açúcar comum, trazendo ainda a vantagem de não possuir calorias.

A Stevia pode ser usada em preparações quentes ou frias, pois ela é estável em temperaturas elevadas, sendo fácil de utilizar em bolos, biscoitos ou doces que precisam ser fervidos ou ir ao forno. 

6. Xilitol

O xilitol é um tipo de açúcar de álcool, assim como o eritritol, o maltitol e o sorbitol, sendo todos substâncias naturais obtidas a partir de frutas, vegetais, cogumelos ou algas marinhas. Por terem um índice glicêmico baixo, eles são uma opção natural mais saudável e têm uma capacidade de adoçar muito parecida com a do açúcar.

Outra vantagem é que o xilitol não prejudica os dentes e possui menos calorias que o açúcar, tendo cerca de 8 calorias para cada colher de chá do produto. Como o seu poder de adoçar é parecido com o do açúcar, ele pode ser utilizado nas mesmas proporções como substituto em diversas preparações culinárias.

7. Eritritol

O eritritol é um adoçante natural que tem a mesma origem do xilitol, mas contém apenas 0,2 calorias por grama, sendo quase um adoçante sem valor calórico. Ele tem cerca de 70% da capacidade de adoçar do açúcar, e pode ser usado por pessoas com diabetes ou que desejam emagrecer.

Além disso, o eritritol não provoca cáries e pode ser encontrado em lojas de produtos naturais ou de suplementos nutricionais, sendo vendido na forma de pó.

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