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4 Lanches Práticos e Low Carb para Levar ao Trabalho

A dieta Low Carb é aquela em que se deve reduzir o consumo de carboidratos na alimentação, eliminando, especialmente, açúcar e farinha branca. Com a redução, é importante ajustar o consumo de proteínas e aumentar a ingestão de gorduras boas, como castanhas, pasta de amendoim, abacate e azeite.

No entanto, como a maior parte das pessoas está acostumada a fazer lanches ricos em carboidrato, como pão, tapioca, biscoitos, bolos, cuscuz e salgados, muitas vezes fica difícil pensar em lanches práticos e saborosos para incluir nesta dieta. Por isso, veja a seguir alguns exemplos de lanches Low Carb.

1- Castanhas com iogurte natural

Um lanche low carb rápido e prático é a mistura de castanhas com iogurte natural. As castanhas e oleaginosas em geral, como avelã, amêndoas, nozes e amendoim, são ricas em gorduras boas, zinco e proteínas, além de terem um teor muito baixo de carboidratos. Já o iogurte natural integral é rico em proteínas e gorduras, tendo baixa quantidade de carboidrato. No entanto, por ter um sabor azedo, muitas vezes a indústria adiciona açúcar para melhorar o paladar, mas o ideal é comprar o iogurte natural não adoçado, e se necessário adicionar apenas poucas gotas de adoçante na hora de comer.

2- Torta de Maçã Low Carb

A torta de maçã traz um sabor doce delicioso para os lanches, além de poder ser levada na marmita para a aula ou para o trabalho.

Ingredientes:

– 1 ovo;

– 1/2 maçã

– 1 colher de sopa de farinha de amêndoa;

– 2 colheres de sopa creme de leite ou iogurte natural;

– 1 colher de chá de fermento em pó;

– Adoçante Stévia culinário a gosto;

– Canela a gosto;

– Manteiga ou óleo de coco para untar a frigideira.

Modo de preparo:

Corte a maçã em fatias finas e reservar. Bata o ovo, a farinha, o creme de leite ou iogurte e o fermento com o mixer ou com um garfo. Unte a frigideira com manteiga ou óleo de coco e pré-aquecer. Coloque em seguida o adoçante e a canela, espalhando as fatias de maçã e, por último, adicione a massa. Tampe a frigideira e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 7 minutos ou até a massa assar por completo. Coloque em um prato e polvilhe com canela a gosto.

3- Bolinho de abóbora

Este bolinho é rico em vitamina A da abóbora e gorduras boas do coco e das castanhas. Se preferir, não adicione adoçante nem castanhas na receita e use a massa como se fosse um pão, podendo recheá-lo com queijo, ovo ou frango desfiado, por exemplo.

Ingredientes:

– 2 ovos;

– 1/4 xícara de chá de farinha de coco;

– 1/2 xícara de chá de abóbora cozida amassada;

– 1 colheres de sopa de adoçante culinário;

– 1 colher de chá rasa de fermento em pó;

– 1 colher de sopa de óleo de coco;

– 2 colheres de sopa de castanhas levemente trituradas (opcional).

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes em uma batedeira ou liquidificador, menos as castanhas trituradas. Em seguida, despeje a massa em forminhas untadas ou de silicone, adicione as castanhas levemente trituradas na massa e leve para assar em forno médio por cerca de 25 minutos até que o teste do palito indique que a massa está cozida. Rende cerca de 6 porções.

4- Crepioca de linhaça

Esta é a versão low carb da tradicional crepioca, mas a goma de tapioca é substituída por farinha de linhaça.

Ingredientes:

– 1 ovo;

– 1 e 1/2 colher de farinha de linhaça;

– 1 pitada de sal e orégano;

– 2 colheres de sopa de queijo em cubos;

– 2 colheres de sopa de tomate picado para rechear.

Modo de preparo:

Misture o ovo, a farinha de linhaça, o sal e o orégano em uma tigela funda e bater bem com o garfo. Adicione o queijo e o tomate, ou o recheio de sua preferência, e misture novamente. Unte uma frigideira com manteiga, azeite ou óleo de coco e despejar a massa, virando para dourar dos dois lados.

Nós, da Light Chef, oferecemos diversas opções de refeições saborosas, saudáveis e equilibradas que auxiliam na reeducação alimentar, confira também nossos kits low carbs!

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