Ao adotar um estilo de vida vegano, muitas pessoas sentem dificuldade em substituir os produtos lácteos e principalmente o leite, para o consumo e nas preparações culinárias. Além disso, muitas pessoas sofrem com a intolerância a lactose e a intolerância à proteína do leite e por isso, tem que deixar de consumir o mesmo.

No caso de intolerância a lactose, o acúmulo de proteínas mal digeridas pode gerar diversas inflamações no organismo, podendo até mesmo dificultar a absorção de outros nutrientes.

Felizmente, hoje existem diversas alternativas para substituir o leite de vaca e nesse post vamos citar as principais:

  • Leite de coco – Uma das alternativas mais nutritivas e baratas. Possui muitas propriedades benéficas à saúde, provenientes de suas vitaminas, minerais. A versão concentrada é comumente encontrada em mercados pode ser diluída em água.

  • Leite de aveia – Para quem busca um sabor neutro e precisa de minerais e vitaminas, essa pode ser uma ótima opção. Também é muito barato e pode ser feito em casa.

  • Leite de amêndoas* - Quando se trata de unir sabor e qualidade nutricional, uma das melhores opções para substituir o leite de vaca é o leite de amêndoas. É saboroso, saudável, rico em antioxidantes, vitaminas e minerais essenciais. E o melhor de tudo, pode ser feito facilmente em casa.

 *Receita leite de amêndoas: deixe 1 xícara de amêndoas de molho durante a noite, pela manhã descarte a água e bata as amêndoas com 2-3 xícaras de água filtrada (quanto mais água mais ralo). Coe com um pano limpo e use as sobras das amêndoas em outras receitas.

  • Leite de arroz - O leite de arroz é uma das opções mais interessantes quando o assunto é substituir o leite de vaca, pois além de não possuir sabor muito forte e poder ser utilizado em diversas receitas, ele é facilmente encontrado nos mercados.

  • Leite de castanha – Apesar de ser um pouco mais calórico do que as outras opções citadas nessa lista, o leite de castanha possui diversos nutrientes que trazem benefícios à saúde. Os mesmos são provenientes principalmente de suas vitaminas e antioxidantes.

Lembrando que essas são apenas algumas das opções que você pode utilizar para substituir o leite de vaca, mas existem muitas outras.

A Lightchef disponibiliza diversas opções de refeições veganas e refeições sem lactose para quem quer manter um estilo de vida saudável e não abre mão de comer bem.

Conheça os nossos produtos e surpreenda-se com a qualidade.

Comentário Facebook