Mais importante do que a composição do seu planejamento alimentar é a aderência a ele, em cima desta temática iremos raciocinar neste texto.

Pensamos com detalhes em qual a melhor fonte de proteína, investimos em suplementos, compramos óleos e temperos para preparos que são caros e será que temos o controle da porção que estamos consumindo no dia? A realidade é que a maioria consome atualmente mais calorias do que gastam, por isso, o excesso de obesidade, mesmo em indivíduos com “peso adequado” devido a composição corporal ser “rica em gordura”! Assim, algo está errado! E sei bem, e compartilho! Infelizmente temos menos controle das porções quando não estão porcionadas.

Comemos com sentimentos e não é só de fome, e sim, muitas vezes, é a vontade de comer! E este quadro quando repetido por dias proporcionará erros em sequência, acumulando e gerando adaptações negativas, como o aumento da gordura corporal, a alteração da microbiota intestinal e outros tantos em cascata. Se nada for mudado, complicações de saúde irão aparecer, algumas assintomáticas e assim, até mais perigosas. Mas todas decorrentes da obesidade, que hoje no Brasil atinge 20% da população adulta!

As evidências científicas suportam que se você consumir um prato já porcionado o seu consumo calórico reduz, se este prato ainda estiver com comidas que você gosta a satisfação acontece e a regularidade é bem facilitada, e assim, voltamos ao quadro da adesão ao plano, papel fundamental, lembra? Para que consigamos a adesão, precisamos proporcionar facilidade em todos os aspectos, e ter a opção de escolher a comida que gosta variar o quanto quiser e poder ainda ter a praticidade de apenas esquentar e comer, montando as guarnições, prato principal e outros, como preferir.

Organize a sua rotina! Tudo o que depender de você não deixe de fazer o máximo que pode fazer. Se precisar de maior praticidade ou mesmo quiser se presentear comendo comidas nutritivas, saborosas e muito práticas, não deixe de procurar as opções de comidas prontas.

Você será reflexo das suas ações, assim somos aquilo que fazemos repetidamente. Invista em seu melhor, faça o seu melhor! Otimize o seu tempo e tenha a certeza a cada dia que aproveitou ao máximo do começo ao fim do dia.

Para orientação alimentar, procure um profissional nutricionista especialista.

 

 

 

Comentário Facebook