Pensa numa pergunta difícil de ser respondida: é essa que foi feita no nosso título.

Difícil porque não é possível cravar que o surgimento veio de uma ágora há 3 mil anos ou de um conselho de sábios filósofos.

A verdade é que vamos falar sobre a versão que é a mais aceita, ok? Em todo caso, em quaisquer discussões sobre o assunto, você pode usá-la como a mais “correta”, beleza?

A origem do termo ou estilo de vida vegano surgiu lá no início do séc. XX, em um debate entre vegetarianos.

Tal discussão começou pelo fato de alguns vegetarianos colocarem em xeque a “ética” em dizer que o vegetarianismo protegia os animais, mas, em contrapartida, não era levantada a questão de que o ovo e o leite (e seus derivados) são, de uma forma ou outra, a morte de um novo ser ou o sacrifício de um alimento, respectivamente.

E, além disso, também foi colocado na pauta outros produtos que, de uma forma ou outra, são oriundos de animais e, consequentemente, as suas mortes.

O mais eufórico dessa discussão, Watson, é considerado o “pai” do termo vegan.

Pacifista, pioneiro da agricultura vegânica e um ferrenho defensor de tal estilo de vida, Watson faleceu há mais de 10 anos, o que é uma pena, pois não conseguiu ver o que se tornou o veganismo e quantos milhões de adeptos ele tem espalhado pelo mundo.

Ele, com mais 5 amigos veganos, criou a Vegan Society, um grupo que hoje chega aos milhares que são esclarecedores e incentivadores do veganismo, estilo de vida que tem crescido vertiginosamente, graças a causas defendidas e dúvidas esclarecidas.

Bom, agora que você já sabe qual a origem mais “certa” do veganismo, espalhe aos seus amigos duas coisas: essa informação e o nosso blog que é feito especialmente para vocês, veganos.

 

 

 

Comentário Facebook